O Conselho Estadual da Economia Popular Solidária (CEEPS-MG) é um órgão paritário e deliberativo, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), com a finalidade de propor, acompanhar e avaliar diretrizes, políticas e ações de fomento à Economia Popular Solidária em Minas Gerais.
Criado pelo art. 10 da Lei nº 15.028/2004 e regulamentado pelo Decreto nº 44.898/2008, o CEEPS-MG é composto por 12 membros titulares, sendo 6 representantes do governo estadual e 6 representantes da sociedade civil — entre entidades de fomento e empreendimentos econômicos solidários —, com mandato de dois anos, permitida uma recondução. Os representantes da sociedade civil são eleitos em escrutínio secreto, por meio de processo eleitoral convocado pela Diretoria de Geração de Renda e Economia Popular Solidária da Sedese, que também é responsável pela Secretaria Executiva do Conselho.
O processo eleitoral para a escolha dos novos representantes do CEEPS-MG, referente ao mandato 2025/2027, será realizado de forma virtual e conduzido conforme as normas estabelecidas, garantindo ampla participação e representatividade das organizações da sociedade civil envolvidas com a Economia Solidária no estado.