Minas Forma

O Programa Minas Forma é uma iniciativa pioneira desenvolvida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), para oferecer formação socioprofissional para qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 


Para quem?

O Programa Minas Forma é destinado a todos os mineiros. Para esta primeira fase do Programa, que irá atender os setores do Turismo e Cultura, o público prioritário são pessoas em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico, preferencialmente, jovens de 18 a 29 anos com ou sem qualificação e mulheres maiores de 40 anos.


Objetivo geral

Incluir pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho por meio de oferta de cursos de formação socioprofissional.


Carga horária e benefício

Os cursos têm carga horária que varia entre 35 horas e 100 horas e os estudantes regularmente matriculados serão beneficiados com o pagamento de bolsa-auxílio. Os valores variam entre R$ 210, para as turmas de 35 horas, e R$ 600, para as turmas de 100 horas, a serem pagos semanalmente, mediante presença regular em sala de aula.

Com formações de curta duração voltadas para conteúdos práticos de ofício e desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, o programa busca permitir a preparação dos beneficiários para o mercado de trabalho e exercício da autonomia, por meio da ampliação de oportunidades de trabalho e geração de renda.


Quem pode se inscrever?

Poderão se inscrever no programa pessoas acima de 18 anos, sendo que as vagas serão destinadas, preferencialmente, àqueles que vivem em situação de vulnerabilidade, com maior dificuldade de inserção no mercado de trabalho, integrantes de famílias inscritas no CadÚúnico, jovens que necessitem de formação profissional e mulheres maiores de 40 anos.  

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de cada município contemplado ficarão responsáveis pela mobilização do público e pela sua inscrição no programa. Além de poder fazer sua inscrição pelo Cras, os interessados também podem se inscrever clicando aqui!


Quantas vagas serão ofertadas?

O Programa atenderá vários setores, focando na inclusão no mercado de trabalho e geração de renda. Nesta primeira fase, destinada ao setor de Turismo e Cultura, serão disponibilizadas 8,1 mil vagas, divididas em 356 turmas, em 101 municípios de Minas Gerais.


Municípios atendidos

Os seguintes municípios serão contemplados na primeira fase do programa:

Alfenas, Araguari, Araxá, Arcos, Barão de Cocais, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Boa Esperança, Bom Despacho, Bueno Brandão, Camanducaia, Campo Belo, Carangola, Caratinga, Cataguases, Caxambu, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Dores do Indaiá, Entre Rios de Minas, Esmeraldas, Extrema, Fama, Formiga, Frutal, Gonçalves, Governador Valadares, Guaxupé, Ibirité, Igarapé, Ipatinga, Itabira, Itabirito, Itajubá, Itambacuri, Itanhandu, Itapecerica, Itaúna, Ituiutaba, Jaboticatubas, Jacutinga, Janaúba, João Pinheiro, Juatuba, Juiz de Fora, Lagoa da Prata, Lagoa Santa, Lambari, Lavras, Leopoldina, Manhuaçu, Mariana, Mateus Leme, Montes Claros, Muriaé, Nova Lima, Nova Serrana, Ouro Branco, Ouro Preto, Pará de Minas, Paracatu, Passa Quatro, Passos, Patrocínio, Pedro Leopoldo, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Resplendor, Ribeirão das Neves, Sabará, Salinas, Santa Luzia, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Riacho, Santos Dumont, São João Del Rei, São João Nepomuceno, São Joaquim de Bicas, São José da Barra, São José da Lapa, São Lourenço, São Thomé das Letras, Sete Lagoas, Teófilo Ottoni, Timóteo, Tiradentes, Três Marias, Turmalina, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Viçosa, Volta Grande.

 


Cursos disponíveis

Aperfeiçoamento em serviços de cozinha; Boas práticas para serviços de alimentação; Depilação com linha; Elaboração de roteiros turísticos; Escovista iniciante; Estratégias de vendas para comércio de rua; Ferramentas de marketing digital; Formação de barista: preparo e serviço de café; Intensivo de formação de sushiman, Pizzas doces e salgadas; Processos operacionais de recepção e reservas em meios de hospedagem; Qualidade no atendimento ao cliente; Salgados simples e finos; Técnicas básicas para camareiro; Técnicas básicas para chapeiro; Técnicas de atendimento em lanchonetes e entregas; Técnicas de operação de caixa; Técnicas de organização de eventos; Técnicas e práticas de lazer e recreação; Técnicas para churrasco; Técnicas para garçom; Turismo cultural; Condutor de visitantes; Turismo cultural e de natureza.


Quer conhecer mais?

Precisa de mais informações? Entre em contato com a equipe da Diretoria de Articulação e Planejamento da Educação Profissional.

Marcos Eduardo Batista

e-mail  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Equipe técnica

e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

LOGO BRANCA

 

   Selo OGE

 

 Marca Participacao PNPC

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE

CNPJ: 05.465.167/0001-41

 

Endereço:

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves 

Rodovia Papa João Paulo II, 4.143

Prédio Minas, 14º andar

Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG

CEP: 31630-900

 

Siga nossas redes:

 facebook     twitter instagram   

 

Horário de funcionamento:

08:00h às 18:00h 

 

Aspectos legais e responsabilidades

Política de Privacidade