Sedese capacita gestores e técnicos municipais de 20 novas unidades do Creas cofinanciado

Com a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama entre as mulheres durante todo o mês, um fator de alerta deve ser levado em consideração para se evitar a doença: o consumo excessivo de álcool. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o alcoolismo atinge mais de 12% da população brasileira. No país, o consumo de bebidas alcóolicas supera a média mundial e apresenta taxas superiores a mais de 140 países. Segundo especialistas, o alcoolismo atinge mulheres de forma especial e merece maior atenção.
Para se evitar esse mal, hábitos saudáveis são fundamentais. Por isso, praticar atividade física, adotar uma alimentação equilibrada e evitar o consumo de álcool em excesso são imprescindíveis para a saúde. Desta forma, anualmente o Ministério da Saúde reforça medidas que podem ajudar a prevenir ou eliminar a doença o quanto antes. A recomendação é que as mulheres façam a mamografia anualmente, a partir dos 50 anos. Já as sociedades brasileiras de Cancerologia e Mastologia recomendam a mamografia anual, a partir dos 40 anos.
A prevenção se mostra fundamental, conforme dados do governo federal. Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade.
A doença
O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Esse é o tipo da doença que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram registrados em 2020 em todo o mundo, o que representa algo em torno de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores nos países desenvolvidos. No Brasil foram estimados 66.280 casos novos em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Estão abertas as inscrições para o curso de educação a distância “Paradesporto na Escola - 2ª Edição”. A formação, oferecida pelo Observatório do Esporte da Sedese em parceria com a Diretoria de Incentivo ao Esporte de Participação e Rendimento (Diepr) e a Diretoria de Incentivo ao Desporto Educacional (Dide) da Subsecretaria de Esportes, conta com a colaboração de educadores físicos da educação básica de Minas Gerais, que relatam experiências com a educação inclusiva, participação no Jemg, além de reforçar a relevância e benefícios da Educação Física Inclusiva.
Essa segunda versão do curso tem como objetivo apresentar aos participantes conteúdos que poderão facilitar o processo de inclusão de estudantes com deficiência nas aulas e/ou na prática de modalidades paradesportivas nas escolas.
Serão abordados na qualificação temas como a história do paradesporto, discutindo sua importância e as barreiras para inclusão das pessoas com deficiência, além de educação física escolar inclusiva, o papel tanto dos professores quanto da família no processo de inclusão dos(as) alunos(as) e as alternativas e exemplos de como os estudantes com deficiência podem participar das aulas e competições esportivas como os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e o Programa Geração Esporte.
Além disso, a capacitação busca ensinar os(às) participantes a desenvolverem materiais a partir de recursos recicláveis que podem auxiliar no desenvolvimento de aulas mais atrativas para os(as) alunos(as) com deficiência. A qualificação tem carga horária de 20 horas e é realizada, integralmente, na modalidade à distância por meio da plataforma Moodle. Ou seja, a capacitação é autoinstrucional, não conta com um(a) tutor(a), isto é, o(a) cursista deverá acessar os conteúdos de acordo com seu ritmo e disponibilidade de tempo.
O cursista terá 120 dias para a realização da capacitação. O Certificado de Conclusão do curso Paradesporto na Escola corresponde à carga horária da qualificação (20h). Ele só será concedido para os cursistas que obtiverem um aproveitamento mínimo de 60% no conjunto de todas as atividades.
As inscrições podem ser realizadas no site da Escola Virtual do Observatório do Esporte de Minas Gerais - https://ead.observatoriodoesporte.mg.gov.br/
Confira abaixo todo o conteúdo programático.
MÓDULO I - HISTÓRIA DO PARADESPORTO
• A história do esporte para pessoas com deficiência, tanto no contexto brasileiro quanto mundial;
• O paradesporto no contexto escolar e a legislação que o rege;
• Paralimpíadas Escolares e Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg);
MÓDULO II - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR INCLUSIVA
• Diretrizes curriculares para a Educação Física Inclusiva;
• A Educação Física Adaptada como uma ferramenta de inclusão para os alunos com deficiência dentro do espaço escolar;
• Barreiras para a promoção da educação física inclusiva no contexto da sala de aula;
• O papel do professor da educação básica para com outros atores escolares para a efetividade da inclusão dos alunos com deficiência;
• Conceito de deficiência e os tipos de deficiência existentes;
• Análise de situações pressupostas relacionadas com a inclusão de alunos com deficiência por meio da Educação Física Inclusiva;
• Diretrizes para construção de um plano de aula que dialogue com as propostas da Educação Física Inclusiva.
MÓDULO III - PARADESPORTO E SUAS POSSIBILIDADES
• Contextualização sobre os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e as Paralimpíadas Escolares (PE);
• Como se dá e quais os processos envolvidos na elegibilidade de alunos com deficiência para participação nos Jogos Escolares de Minas Gerais;
• Classificação funcional de atletas no Jemg;
• Atividades de treinamento relacionadas às modalidades paradesportivas do Jemg;
• Relatos de profissionais que interagiram com a Educação Física Inclusiva no contexto do paradesporto.
Para conhecer outras ações do Observatório do Esporte de Minas Gerais acesse o site observatoriodoesporte.mg.gov.br