Projeto Recomeço

Z2 0001 21 PROJ RECOMEÇO 1050x200

 

Projeto Recomeço

Projeto do Governo de Minas Gerais, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, que tem o objetivo de unir quem emprega a quem precisa trabalhar.
Com a pandemia e suas consequências sociais e econômicas, houve um crescimento significativo de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza, e em Minas não foi diferente.
O projeto pretende aumentar a possibilidade desse público de conseguir um trabalho e amenizar os impactos sociais provocados pela pandemia, por meio da articulação entre órgãos de governo (federal, estadual e municipal), setores produtivos, organizações não-governamentais e entidades, identificando possibilidades e oportunidades de emprego e renda para as pessoas mais vulneráveis.

 

Histórico

O Projeto Recomeço foi elaborado a partir da preocupação do estado com o empobrecimento da população após o fim do auxílio emergencial, no fim de 2020. Projeções mostravam que o número de famílias abaixo da linha da pobreza poderia aumentar 40%.
Desde então, a secretaria de Estado de Desenvolvimento Social firmou parcerias com empresas e entidades, como Fiemg, Copasa, Cemig, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Sinduscon, Sicepot e Associação Mineira de Supermercados (AMIS), para aumentar a empregabilidade da população vulnerável.

 

Parcerias

A partir das parcerias firmadas, o Governo de Minas fará o cruzamento de dados do Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico) e do Sistema Nacional de Emprego (SINE), que atualiza as informações dos inscritos para o encaminhamento aos postos de trabalho dos parceiros do projeto.
A ideia é reduzir a distância entre as vagas dos mais diversos setores produtivos e os mineiros que precisam de um trabalho. Também serão oferecidos cursos para o ensino de um ofício e capacitações. Ações de estímulo ao empreendedorismo, como programa de Hortas Urbanas, também estão programadas.
Já são parceiros do Projeto Recomeço:
FIEMG, Copasa, Sicepot, Sinduscon, Associaçao Mineira de Supermercados (AMIS), CSN, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Emater, Hub MG, AMM, CEMIG (Sindimig), Sebrae, UFMG, UEMG, BDMG, Sistema S, Sebrae e Fecomércio.

Municípios em que já existem parceiros – CSN, Sicepot e Sinduscon e COPASA por meio da OEC
Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Coração de Jesus, Lagoa Santa, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto, Ouro Branco e Nova Lima.

 

Vagas disponíveis

Almoxarife, mestre de obras, apontador de obras, servente de pedreiro, pedreiro, encarregado de obras, motorista de caminhão, rasteleiro de asfalto, eletricista, auxiliar de mina, auxiliar de laboratório de minério, operador de beneficiamento, operador de equipamentos móveis de mineração, mecânico.

 

Projeto Piloto

O projeto piloto teve início em março de 2021, quando a Copasa contratou mais de 30 pessoas por meio da iniciativa em Ibiaí, no Norte de Minas, para obra em uma das adutoras do Sistema de Abastecimento de Água de Montes Claros (Sistema São Francisco). Novas vagas serão abertas à medida que a obra caminhar.
A previsão é que uma nova fase comece no município de Coração de Jesus no 2º semestre de 2021, além da inclusão dos municípios de Montes Claros e São João da Lagoa numa próxima etapa.

 

Z2 0001 21 PROJ RECOMEÇO 1200x80

 

 

LOGO BRANCA

 

   Selo OGE

 

 Marca Participacao PNPC

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE

CNPJ: 05.465.167/0001-41

 

Endereço:

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves 

Rodovia Papa João Paulo II, 4.143

Prédio Minas, 14º andar

Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG

CEP: 31630-900

 

Siga nossas redes:

 facebook     twitter instagram   

 

Horário de funcionamento:

08:00h às 18:00h 

 

Aspectos legais e responsabilidades

Política de Privacidade