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Seminário entre gestores avalia edição 2022 do Jimi Paradesporto

1651fe02 6973 4c18 80ce cbddc0b7ce7eApós 4 anos sem realização dos Jogos do Interior de Minas Gerais no formato tradicional, a edição de 2022 contou com uma edição especial e inédita, com foco no esporte paralímpico. O Jimi Paradesporto foi um sucesso. Essa é a análise final do Seminário de Avaliação com gestores esportivos realizado nesta terça-feira (8).    

O Seminário busca colher um feedback dos participantes do JimiP, ocorrido entre os dias 4 e 6 de novembro, em Juiz de Fora. O objetivo é estabelecer parâmetros qualitativos que servirão como base para a realização de futuras edições dos jogos. A reunião virtual contou com a presença de representantes de diversos municípios, além de gestores, técnicos, atletas e familiares.  

Para o diretor de Incentivo ao Esporte de Participação de Formação e de Rendimento, Samuel Souza, o Seminário marca a transparência da equipe da Subsecretaria de Esportes na realização deste importante projeto. “Ao receber esse feedback dos gestores, podemos investir mais na competição, buscando a melhoria do JimiP a cada ano, oferecendo aquilo que o público deseja”.  

  

Avaliação  

Durante o Seminário, os gestores elogiaram a estrutura montada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). A retomada da maior competição paralímpica de Minas contou com ações inéditas da Secretaria, como a transmissão ao vivo das provas da natação, avaliação do perfil neuromuscular dos competidores, e infraestrutura adaptada de hospedagem e alimentação, além da camisa personalizada dos jogos para os 240 atletas.   

“Tive a oportunidade de participar dos jogos como atleta, treinador, árbitro, coordenador e realizador. Até então, esses jogos foram, de longe, a melhor edição. Foi uma mudança da água para o vinho. Saio desse evento muito contente e desejando que projetos como esse sejam continuados”, declarou o representante do município de Timóteo, Sildemar Estevão Venâncio.   

Ao todo, o evento envolveu 475 pessoas, entre atletas, árbitros, assistentes e servidores. Os participantes responderam um questionário avaliando toda a estrutura oferecida pela Sedese. A nota média geral obtida foi de 4,38, em uma escala de 0 a 5 pontos.   

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Segundo Samuel, isso demonstra o nível de satisfação com os Jogos. “Nós fizemos toda uma estruturação para trazer benefícios e para não excluir o atleta. Oferecemos uma estrutura favorável ao esporte de participação, como alimentação e hotel com acessibilidade próximos ao local de competição, para minimizar o desgaste do atleta. Isso foi o grande diferencial da competição para que a gente conseguisse alcançar essa nota”.  

O JimiP também contou com a presença de intérprete de libras em toda a competição, e premiou os campeões com medalhas com inscrições em braile. Com a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), foram oferecidos cursos de capacitação para gestores e formação para árbitros.  

O JimiP é realizado pela Sedese e tem execução da Associação Mineira do Paradesporto (AMP). A presidente da AMP, Lina Vitarelli, avalia que o evento foi um sucesso. “O JimiP contou com um número expressivo. É um evento de participação, mas com caráter competitivo, e vem para inovar no desenvolvimento do esporte para pessoas com deficiência em todo o Estado. Com certeza, em 2023, será ainda maior”. 

Iniciativa da Sedese é finalista do 7º Prêmio Inova Minas Gerais

WhatsApp Image 2022 11 08 at 16.53.55A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista  (Ciptea) está entre as finalistas da 7ª edição do Prêmio Inova Minas Gerais na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso”, modalidade “Inovação em Políticas Públicas”. A carteira foi desenvolvida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos (SubDH), em parceria com Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).

A Ciptea se credenciou ao passar pela primeira etapa do processo, que foi o cadastro da iniciativa e avaliação de uma comissão. Ao todo foram inscritos 117 trabalhos e apenas seis de cada categoria e modalidade (num total de 18), com maior pontuação, prosseguiram. A segunda etapa começou nesta segunda-feira (7) e vai até o dia 24 de novembro, com votação popular on-line, pelo aplicativo MG App ou pelo site www.cidadao.mg.gov.br.

Para o responsável pela Coordenadoria Estadual de Articulação e Atenção à Pessoa Com Deficiência (CAADE), Cláudio Oliveira, “o reconhecimento da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA como finalista evidencia a importância de iniciativas como esta para transformar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Com a Ciptea é possível promover e proteger o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoas com autismo e eliminar a discriminação baseada na deficiência, aumentando a qualidade de vida e o bem-estar do cidadão com TEA”, afirmou.

A estruturação da política pública de emissão da Carteira contou com a metodologia de co-criação do Laboratório de Inovação em Governo (LAB.mg), que proporcionou a interlocução e diálogo com organizações da sociedade civil voltadas à pauta das pessoas com autismo, com o público-alvo usuário e com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conped).

A Ciptea

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) é um documento que contém informações de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista, contato de emergência e, caso tenha, informações de seu representante legal/cuidador para trazer mais segurança e autonomia para os beneficiários do serviço. A Ciptea é um instrumento que visa garantir a atenção integral, o pronto-atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento pelo cidadão.

O documento pode ser solicitado de forma virtual, pelo site https://cidadao.mg.gov.br ou de forma presencial, nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI). Para mais informações sobre o serviço clique aqui (https://www.mg.gov.br/servico/obter-carteira-de-identificacao-da-pessoa-com-transtorno-do-espectro-autista-ciptea)

A implementação da Ciptea em Minas garante às pessoas com autismo e seus responsáveis legais o acesso a um documento oficial de identificação reconhecido nacionalmente, padronizado em âmbito estadual e emitido com segurança e proteção. Dessa forma, espera-se que o porte do documento por pessoas com autismo amplie a autonomia e a liberdade de seus usuários, legitimando seu acesso a serviços públicos e proporcionando a essas pessoas o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais, em condições de igualdade com as demais pessoas.

Até a última segunda-feira (7), já haviam sido registradas 8.225 solicitações de carteiras, sendo 3.470 em meio online e 4.755 presencialmente. Assim, já foram emitidos 6.188 documentos, sendo 1.444 em meio online e 4.744 de forma presencial. Minas Gerais já possui 443 municípios com cidadão portador da Ciptea, o que representa aproximadamente 52% de todos os municípios do Estado.

Prêmio Inova

O Prêmio Inova é uma iniciativa da Seplag, em coordenação conjunta com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE-MG). O objetivo do prêmio é proporcionar novas oportunidades, agregar conhecimento, possibilitar a troca de experiências e valorizar os servidores e suas iniciativas.

Passo a passo para votação

  • Acesse o site https://cidadao.mg.gov.br/ ou faça o download do aplicativo MG App (iOS ou Android).
  • Faça seu cadastro para login e senha do Gov.br
  • Acesse o item: “Votação Prêmio Inova”
  • Clique em “Votar” e em seguida em “Iniciativas Implementadas de Sucesso - Inovação em Políticas Públicas”
  • Vote no projeto “Carteira de Identificação da Pessoa com TEA” e confirme
  • Para mais informações acesse: www.premioinova.mg.gov.br

Governo de Minas prorroga prazo de inscrição para composição do Conselho Estadual da Pessoa Idosa

pessoa idosaFoi prorrogado, até o próximo dia 15/11, o edital para eleição de 11 representantes da sociedade civil que irão compor o Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI/MG) no triênio 2023/2026. 

Podem participar do edital as entidades e instituições com reconhecida atuação na promoção, defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa no estado de Minas Gerais. O preenchimento das vagas ocorrerá em conformidade com as áreas de atuação das entidades. 

Para a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Aletea Ferreira Prado de Figueiredo, o processo é um instrumento da cidadania que proporciona a participação da sociedade na produção das políticas públicas. “O Controle Social exercido por meio do Conselho é a forma que a sociedade civil tem para intervir na política pública voltada para a pessoa idosa em conjunto com o Poder Executivo estadual, para determinar suas necessidades, interesses, monitorar sua execução e aplicação dos recursos financeiros a ela destinados.”  

A coordenadora de apoio aos órgãos colegiados da Sedese, Juliana Cordeiro, avalia que o edital tem o objetivo de recompor o Conselho Estadual, ferramenta fundamental para produção de políticas públicas para a pessoa idosa em Minas Gerais. “Trata-se da recomposição dos conselheiros (as) da sociedade civil, que de forma paritária com a área governamental, promoverão a construção de políticas públicas em defesa da pessoa idosa em todo território mineiro”. 

Para se habilitar no processo seletivo, as entidades devem atender aos requisitos presentes no edital, além de apresentar a documentação exigida que deve ser enviada exclusivamente por meio da plataforma virtual de Eleições Virtuais da Sedese (https://voto.social.mg.gov.br). 

A Comissão Eleitoral irá analisar a documentação enviada e o resultado preliminar da habilitação, com a lista das entidades inscritas e habilitadas, será publicado no Diário Oficial Eletrônico Minas Gerais – DOMG-e, no site da Sedese e na plataforma virtual de votação.  

Durante o processo, as entidades candidatas podem realizar atos de campanha para angariar votos, desde que a divulgação ocorra até às 23h59 do dia anterior ao início do período de votação previsto no Edital. 

A eleição ocorrerá de forma remota, por meio da plataforma virtual de Eleições, na data subsequente à divulgação do resultado final da habilitação, no horário das 08h às 16h, com apuração de votos e proclamação de resultado preliminar a ser feita até às 18h da mesma data. 

O resultado final do processo eleitoral por segmento de vaga/área de atuação, com os nomes das entidades eleitas, será publicado no DOMG-e, no site da Sedese e disponibilizado na plataforma de eleições. 

Cada entidade eleitora habilitada terá direito a um voto por segmento de vaga/área de atuação. A plataforma virtual de Eleições da Sedese possui um sistema de voto secreto. Os formulários de votação serão virtuais e com sigilo garantido pelo fornecedor do sistema. 

Os prazos para envio da documentação, para divulgação das entidades habilitadas, bem como, para interposição de recursos seguirão o cronograma estabelecido no edital. 

Solicitações de esclarecimentos poderão ser enviadas ao CEI/MG, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.,  com o assunto “Edital CEI/MG”. 

 

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