Estado celebra resultado histórico com 225 medalhas e consolida liderança no paradesporto escolar

Minas Gerais celebra um resultado histórico nas Paralimpíadas Escolares 2025: o estado conquistou o vice-campeonato geral com 225 medalhas. A delegação mineira, formada por 160 estudantes-atletas, acumulou 336 pontos e garantiu a segunda posição no ranking nacional. O desempenho expressivo dos jovens talentos mineiros reflete o fortalecimento das ações de apoio ao paradesporto promovidas pelo Governo de Minas.
Ao todo, Minas conquistou medalhas em 11 modalidades, sendo 96 de ouro, 72 de prata e 57 de bronze. O resultado evidencia a evolução consistente do esporte paralímpico no estado e o impacto das iniciativas voltadas ao desenvolvimento das modalidades esportivas.
Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, esse resultado é a prova de que investir no esporte é investir em transformação.
“Cada medalha conquistada representa não apenas talento, mas oportunidade e inclusão. Minas Gerais tem avançado porque acredita no potencial de cada estudante-atleta, e esse vice-campeonato só reforça nosso compromisso de ampliar cada vez mais o acesso ao paradesporto, garantindo que todos tenham condições de desenvolver seus sonhos e prosperar”, destaca a secretária.
O professor Eraldo Sandi, técnico das equipes masculina e feminina de goalball de Poços de Caldas, no Sul de Minas, destacou a importância do trabalho de base desenvolvido pelo estado. Segundo Eraldo, o resultado demonstra o impacto direto do investimento nas categorias escolares e do apoio contínuo aos atletas.
“É um resultado que expressa um trabalho de fomento que o Governo de Minas realiza. Quero expressar minha gratidão aos atletas que representaram muito bem o nosso estado. Nós ficamos muito felizes e esperamos continuar esse trabalho maravilhoso ano que vem”, avalia o técnico.
O estudante-atleta Bryan Robert também celebrou o desempenho individual e coletivo no goalball. “Esse ano consegui me superar fazendo 62 gols. Deu tudo certo e conseguimos conquistar a medalha de prata”, conta o jovem que conquistou ainda o título de artilheiro da competição.
Quadro de medalhas
O número de medalhas conquistadas demonstra o potencial e o talento dos estudantes-atletas mineiros, que seguem consolidando o estado como referência no paradesporto escolar.

Paradesporto em Minas
Os 160 estudantes-atletas que representaram Minas nas Paralimpíadas Escolares participaram da edição 2025 dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). Este ano, a etapa paralímpica organizada pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Educação (SEE) contou com um investimento histórico: todos os atletas receberam alimentação, uniformes e hospedagem durante os jogos, o que foi fundamental para garantir o bom desempenho dos estudantes-atletas.
A iniciativa foi viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte que contemplou a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), entidade responsável pela execução dos jogos, em uma parceria inédita com o grupo Ferrero–Kinder Joy of Moving.
Minas inclusiva
O resultado de 2025 reafirma o protagonismo de Minas Gerais no cenário paralímpico escolar. O estado venceu as etapas regionais das Paralimpíadas Escolares em 2022 e 2023 e, na etapa nacional, vem apresentando evolução contínua:

A trajetória crescente evidencia o fortalecimento das políticas públicas de inclusão e o investimento crescente no esporte paralímpico, garantindo estrutura, acompanhamento e oportunidades para novos talentos.
Além da participação histórica nas Paralimpíadas Escolares, o estado segue ampliando a agenda de incentivo ao esporte inclusivo. Entre 31/10 e 2/11, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, sediou os Jogos do Interior de Minas Paradesporto (JimiP), evento que reuniu 495 atletas de 28 municípios, alcançando recorde de participação.
As edições 2026 e 2027 do JimiP já estão confirmadas, o que amplia o alcance do evento e consolida o papel do Governo de Minas como referência nacional na promoção do paradesporto.
Paralimpíadas escolares
Organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pelo Ministério do Esporte, as Paralimpíadas Escolares têm o objetivo de estimular a participação de estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas, promovendo integração, mobilização e desenvolvimento por meio do esporte. O vice-campeonato de Minas Gerais reforça a importância das políticas públicas voltadas à inclusão social por meio do esporte.


