Mais de R$ 8 milhões em investimentos alcançam 2 mil famílias fortalecendo ações de trabalho e renda

O Governo de Minas realizou, nesta sexta-feira (14/11), na Fundação João Pinheiro (FJP), em Belo Horizonte, a cerimônia do Prêmio Percursos Gerais de Engajamento Municipal 2025, que reconhece a participação ativa e os resultados alcançados pelas gestões municipais na execução do Programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia.
O encontro reuniu prefeitos, gestores e técnicos de assistência social da região mineira da SUDENE, além de parceiros institucionais e representantes da Fundação João Pinheiro.
A iniciativa destacou o empenho das equipes que se sobressaíram na implementação do programa, voltado à superação da pobreza por meio da inclusão socioprodutiva. O prêmio reconhece as administrações municipais, servidores e técnicos que atuam diretamente nas ações do programa.
"O programa Percursos Gerais é a materialização do compromisso de transformar vidas: tirar famílias da pobreza com capacitação, apoio sócioemocional e acompanhamento dedicado. Agradeço o apoio essencial de cada município parceiro, da nossa equipe e das lideranças do Governo de Minas, que garantem dignidade e segurança alimentar. Celebramos hoje os resultados expressivos que já alcançamos, beneficiando milhares de famílias com um investimento significativo", afirmou o Secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Ricardo Alves.
O Ranking de Engajamento Municipal foi apresentado como uma ferramenta para valorizar o trabalho das equipes técnicas municipais e incentivar boas práticas na implementação do programa. A classificação considera critérios como frequência das reuniões dos comitês locais, participação em eventos e capacitações, agilidade nas respostas à equipe gestora e apresentação de boas práticas nos municípios.
Municípios premiados se destacam pelo engajamento e boas práticas
O município de São João do Paraíso, consolidou-se como o mais engajado de 2025 ao conquistar o primeiro lugar nas categorias Boas Práticas e Ranking Geral do programa. No pódio da premiação geral, Berilo e São Romão ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares.
Em categorias específicas, também foram reconhecidos: Lagoa dos Patos (Frequência de reuniões dos comitês), Capitão Enéas (Participação em eventos presenciais), Guaraciama (Participação em capacitações) e São João do Pacuí (Agilidade nas respostas às solicitações da gestão do programa). Todos os municípios da região Norte de Minas.
Ao todo, 56 municípios mineiros receberam certificados de reconhecimento pelo engajamento e pela execução das ações do Programa.
Investimento e impacto social
Com foco na inclusão produtiva de famílias vulneráveis o Programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia integra políticas públicas promovendo ações concretas para reduzir a pobreza em Minas Gerais. Já são mais de R$ 8 milhões em investimentos, acompanhando mais de 2 mil famílias e entregando kits de irrigação, apoio à produção, módulos sanitários e reformas habitacionais, além de ações de assessoramento produtivo e qualificação profissional.
Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia
O Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia é um programa do Governo de Minas que une diferentes áreas para reduzir vulnerabilidades sociais e fortalecer a autonomia de famílias em municípios rurais. A iniciativa oferece apoio técnico às prefeituras e acompanhamento direto das famílias atendidas, integrando ações de assistência social, segurança alimentar, habitação, esporte, lazer e inclusão produtiva para enfrentar desafios locais e impulsionar o desenvolvimento sustentável.


