Foram 23 propostas aprovadas. Programa vai destinar até R$ 100 mil para cada núcleo
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), divulgou o resultado preliminar do edital do programa Núcleo de Fomento ao Paradesporto (NFP) 2025. Ao todo, 23 propostas foram aprovadas e poderão receber até R$ 100 mil cada para desenvolver projetos esportivos voltados a pessoas com deficiência em diferentes regiões do estado.
As entidades que não foram selecionadas nesta etapa poderão apresentar recurso até o dia 18/9, conforme cronograma disponível aqui.
Sobre o programa
Coordenado pela Subsecretaria de Esportes (Subesp), o NFP tem como objetivo ampliar a inclusão por meio do esporte, oferecendo recursos para aquisição de materiais esportivos e/ou contratação de serviços necessários à execução dos projetos.
Neste ano, o edital disponibilizou 25 vagas, sete a mais em relação ao ano anterior, reforçando o compromisso do Estado com a promoção da prática esportiva inclusiva.
Os projetos contemplados devem atender, no mínimo, 35 pessoas com deficiência, com aulas semanais de pelo menos 50 minutos, cronograma de avaliações físicas e pesquisa de satisfação. Também é exigida uma equipe mínima, composta por educador físico e coordenador, além da oferta de modalidades compatíveis com a realidade local.
Os recursos não podem ser aplicados em obras, aluguel, alimentação, viagens, publicidade institucional, premiações em dinheiro e demais despesas vedadas no edital.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (31) 3915-4616 / 3915-4642.