Evento gratuito e aberto ao público acontece de 11 a 13/4 e reúne expositores de todas as regiões de Minas Gerais
Empreendimentos solidários de diversas regiões de Minas Gerais se preparam para a Feira Estadual da Economia Popular Solidária, um dos maiores eventos do setor no estado. Promovido pelo Governo de Minas, o evento, gratuito e aberto ao público, acontece de 11 a 13/4, no Minascentro, em Belo Horizonte, e vai contar com comercialização de produtos e programação artística durante os três dias.
Realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese) em parceria com o Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária, a feira vai impulsionar ainda mais o comércio para cerca de 180 empreendimentos, fortalecendo os pequenos produtores, aumentando a geração de renda e a inclusão social.
Durante todos os dias de evento, o público vai poder conhecer e comprar produtos sustentáveis, como artesanato, vestuário e outros itens produzidos de forma coletiva. Além disso, a feira oferece uma experiência gastronômica exclusiva, com itens selecionados e especialmente preparados pelos empreendedores solidários. O espaço também contará com uma praça de alimentação, onde os visitantes poderão saborear diversas opções de comidas e bebidas. A iniciativa também busca incentivar o consumo consciente e valorizar o trabalho colaborativo.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destaca a importância da iniciativa para fomentar a economia solidária no estado. “A Feira Estadual promove a inclusão produtiva e é uma grande vitrine para os empreendedores mineiros, oferecendo oportunidades reais de geração de renda e crescimento para pequenos produtores e artesãos”, afirma Alê Portela.
Programação cultural gratuita
Além da comercialização de produtos, a feira terá apresentações artísticas gratuitas. No dia 11/4, o evento começa às 10h e segue até às 22h, incluindo apresentação do Bloco de Pífanos e show da banda Tianastácia.
No dia 12/4, a programação segue das 9h às 22h, com show de Adriana Araújo e OriSamba. O encerramento da Feira Estadual é no dia 13/4, de 9h às 18h.
A entrada é livre, sem necessidade de ingresso, mas sujeita à capacidade máxima do local. O Minascentro comporta até 2 mil pessoas e conta com estrutura acessível.
Programação completa:
- 11 de abril de 2025 (sexta-feira)
8h – Chegada dos empreendimentos no Minascentro e organização nas barracas para comercialização
10h – Início da feira (comercialização das 10h às 22h)
14h – Apresentação do Bloco de Pífanos
20h – Show com a banda Tianastácia
22h – Encerramento da feira
- 12 de abril de 2025 (sábado)
7h às 8h – Chegada dos empreendimentos no Minascentro
9h – Início da feira (comercialização das 9h às 22h)
10h – Show com Adriana Araújo
20h – Show com o grupo OriSamba
22h – Encerramento da feira
- 13 de abril de 2025 (domingo)
7h às 8h – Chegada dos empreendimentos no Minascentro
9h – Início da feira (comercialização das 9h às 18h)
18h – Encerramento da feira
Serviço
Evento: Feira Estadual da Economia Popular Solidária
Data: 11 a 13 de abril de 2025
Horário: Sexta e sábado, das 10h às 22h - Domingo, das 9h às 18hLocal: Minascentro –Rua Guajajaras,1022 – Centro, Belo Horizonte/MGEntrada: Gratuita (sujeita à lotação do espaço – capacidade para até 2 mil pessoas)
Acessibilidade: O local conta com estrutura acessível para pessoas com deficiência