15ª Semana de Direitos Humanos aborda inovação e inclusão em sua programação diversificada
O Governo de Minas Gerais promove, entre os dias 10 e 12/12, a 15ª Semana de Direitos Humanos, evento gratuito e aberto ao público que acontece na Escola Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte. A iniciativa contará com palestras, exposições, apresentações culturais e rodas de conversa, todas voltadas para a conscientização e defesa dos direitos humanos.
Com o tema "Rede de oportunidades: inovar para incluir!", a programação deste ano destaca a inovação como ferramenta essencial para promover inclusão e respeito à diversidade.
"A 15ª Semana de Direitos Humanos é uma oportunidade essencial para reafirmarmos nosso compromisso com a igualdade e a inclusão. É fundamental que continuemos trabalhando para garantir que as políticas públicas atendam às necessidades das juventudes e das populações em situação de vulnerabilidade, promovendo um futuro mais justo para todos”, afirma a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela.
O que é o evento
A 15ª Semana de Direitos Humanos, promovida anualmente pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) de Minas Gerais, celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12) com ações e discussões focadas na promoção dos direitos de grupos como crianças, mulheres, pessoas com deficiência, negros, LGBTQIA+, migrantes, refugiados e pessoas em situação de rua.
Este ano, a ação conta com a parceria dos Centros de Referência em Direitos Humanos e das Diretorias Regionais, ampliando a conscientização sobre esses direitos essenciais.
Abertura e programação
A abertura oficial da 15ª Semana de Direitos Humanos acontece no dia 10/12, na Escola Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte. A solenidade contará com uma apresentação cultural de Dudu do Cavaco e marcará o início das atividades do evento.
A programação inclui rodas de conversa, com debates sobre direitos das mulheres, da juventude, de pessoas idosas, migrantes e da população LGBTQIA+; lançamento de publicações e guias voltados ao fortalecimento de políticas públicas inclusivas; e apresentações artísticas, como exposições e performances culturais celebrando a diversidade.
Confira aqui a programação completa da Semana de Direitos Humanos.