Iniciativas buscam capacitar equipes e promover conscientização em três regiões mineiras
Nos últimos meses, Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) Regionais de Minas Gerais intensificaram suas ações de fortalecimento da rede de proteção social, implementando capacitações e promovendo campanhas que buscam sensibilizar e orientar a sociedade sobre os direitos de populações em situação de risco pessoal e social.
As iniciativas, realizadas em diferentes regiões do estado, refletem o compromisso de apoiar e acolher indivíduos em situação de vulnerabilidade, garantindo o acesso a serviços fundamentais e promovendo uma atuação mais coordenada e eficiente entre os órgãos públicos e a comunidade.
Capacitação do Creas Regional Alto Jequitinhonha
No dia 26 de setembro, o Creas Regional Alto Jequitinhonha, com sede em Diamantina, promoveu uma capacitação para o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Creas de Santo Antônio do Itambé. O encontro focou na implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) em municípios de Pequeno Porte 1, abordando desafios e estratégias para o acompanhamento de adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto e em Liberdade Assistida. A iniciativa buscou alinhar práticas e desenvolver propostas de intervenção que considerem as especificidades locais, contribuindo para uma atuação mais efetiva e direcionada à realidade das cidades atendidas.
Creas Regional Médio e Baixo Jequitinhonha
A equipe técnica do Creas Regional Médio e Baixo Jequitinhonha, sediada em Almenara, participou ativamente da campanha “Outubro Rosa”, reforçando a importância da saúde preventiva para mulheres em situação de risco. No dia 24 de outubro, profissionais do Creas e da Secretaria Municipal de Assistência Social de Rio do Prado promoveram uma ação de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e a importância do acesso a direitos básicos de saúde. Segundo Victor Sales Lima, coordenador do equipamento socioassistencial regional, a ação visa, sobretudo, apoiar mulheres em situação de violência doméstica, ampliando o acesso a cuidados preventivos em parceria com a Secretaria de Saúde, numa ação que integra saúde e assistência social.
Creas Regional Mucuri
Em 25 de outubro, o Creas Regional Mucuri, com sede em Águas Formosas, marcou presença no III Seminário Municipal de Acolhimento Familiar em Carlos Chagas. Fabrício Ferreira, psicólogo da equipe, foi um dos palestrantes e destacou a importância da afetividade no desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes em acolhimento familiar. A participação do Creas Regional no evento reforça o compromisso de valorizar vínculos emocionais, essenciais para a função protetiva da família e o desenvolvimento psicossocial de crianças em situação de ruptura familiar e risco pessoal, promovendo uma acolhida que se baseia no respeito e na dignidade humana.
Essas ações reforçam o empenho dos Creas Regionais mineiros em fortalecer a rede de proteção social nos municípios onde atuam, com um olhar humanizado e sensível às necessidades das comunidades locais. Ao promover direitos e acolhidas, os Centros contribuem para um ambiente de apoio e desenvolvimento pessoal, essencial para uma sociedade mais justa e inclusiva.