Evento reuniu representantes de 56 municípios que fazem parte das Diretorias Regionais Sedese de Juiz de Fora e Muriaé
Os municípios que fazem parte das Diretorias Regionais Sedese (DRS's) de Juiz de Fora e Muriaé receberam, nos dias 26 e 27/3, a primeira edição de 2024 dos Encontros Regionais promovidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG).
Com o tema “Política de Habitação e Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda”, representantes de 56 municípios da Zona da Mata tiveram a oportunidade de participar desse espaço de fomento e capacitação regionalizada, além de discutirem sobre o tema proposto e trazerem suas demandas para o Estado.
Os Encontros Regionais da Sedese em Juiz de Fora e Muriaé reuniram secretários e equipes municipais de desenvolvimento social, para discutirem as seguintes pautas: Conselho, Plano e Fundo da Política de Habitação; Plano Estadual de Habitação de Interesse Social; Execução e desafios da Política de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda; Política de economia solidária - avanços, potencialidades e desafios e Feiras de Economia Popular Solidária.
A Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, em mensagem aos participantes, ressaltou a importância desses eventos regionalizados. “A partir dos desafios vividos por vocês nos municípios, podemos fortalecer políticas públicas para termos um conjunto de políticas de desenvolvimento social mais fortalecidas”, pontuou.
Habitação
Para o subsecretário de Política de Habitação da Sedese, Henrique Carvalho, os Encontros Regionais são a principal estratégia que a Secretaria criou para se aproximar dos municípios. “A partir desses encontros é que a gente define as nossas políticas públicas, de maneira a atender com maior precisão a população mineira, a partir do ponto de vista dos municípios”, destacou.
Na pauta da Habitação, o subsecretário informa que vai utilizar os encontros para a construção do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (PEHIS). “Estamos validando com os municípios nossos diagnósticos, apresentando os dados encontrados e fazendo uma leitura crítica junto com os gestores. Na oportunidade também será aplicado um questionário, que vai servir de base para reformular o PEHIS de acordo com essas realidades locais”, finalizou.
Para Eliana Menezes, gerente da Divisão de Gestão de Políticas de Habitação de Interesse Social de Ubá, o Encontro Regional foi muito proveitoso. “No Encontro foi possível obter informações a respeito do Plano Local de Habitação de Interesse Social e compreender as formas de obtenção de recursos, além de conhecer os programas disponíveis pelo Governo de Minas Gerais sobre a pauta”.
Trabalho, emprego e renda
Matheus Fernandes, assessor da Subsecretaria de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda, também avalia que os Encontros Regionais têm a importância de levar as políticas públicas e trazer para o debate o trabalho realizado nos municípios. “É anseio dos municípios que sejam discutidos como implantar a política de trabalho e emprego local, e discutir de forma regionalizada, mais próximo das prefeituras e das secretarias”, salientou.
“É muito relevante para avançar na execução dos projetos e também preparar as equipes para apoio técnico, oferecendo condições de executar as atividades e, principalmente garantir uma convergência de objetivos onde prefeituras e Estado consigam promover o atendimento às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, garantindo autonomia e aumentando as oportunidades de geração de renda para essas famílias”, finalizou.
Encontros Regionais
Organizados pelo Núcleo Estratégico de Integração, Regionalização e Inovação, os eventos fazem parte da política de aproximação da Sedese com os municípios, e se torna um espaço para os gestores relatarem suas experiências e atuações, bem como, tirarem dúvidas e apresentarem suas demandas à Secretaria.
Ao longo deste ano, as equipes das Subsecretarias de Assistência Social, Direitos Humanos, Esportes, Política de Habitação, Política dos Direitos das Mulheres e Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda vão visitar as 22 Regionais da Sedese, distribuídas pelo estado.