Encontro reuniu servidores das 22 Diretorias Regionais para alinhamento de atuação junto aos 853 municípios
“Para a gente é uma satisfação muito grande estar aqui. Hoje somos 22 Diretorias Regionais, e a gente fica lá na ponta, com acesso direto ao território. Esse seminário é muito bom para esse apoio técnico e para que a mensagem da Sedese chegue nos gestores municipais. Assim, eles também podem fazer a oferta e o cuidado dos usuários que estão lá na ponta, chegando até os 853 municípios de Minas Gerais”, relata Juliano Pedro da Silva. O diretor Regional de Diamantina participa, entre os dias 27 e 29/2, do 1º Seminário de Integração de 2024.
Organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o encontro reuniu, durante os três dias, mais de 60 servidores das 22 Diretorias Regionais (DRs) da Sedese, como diretores(as) e técnicos(as), além de representantes da Subsecretaria de Assistência Social (Subas) e do Núcleo Estratégico de Integração, Regionalização e Inovação (Neri).
“Estou muito feliz com esse encontro de três dias, discutindo o Percursos Gerais que é um projeto que é construído continuamente. A gente quer que esses projetos estratégicos sejam também projetos de vocês”, destacou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, que celebrou a realização do Seminário, nesta quarta-feira (28/2).
Jucá também reforçou que as DRs devem participar da construção das políticas públicas da Sedese. “Vocês estão discutindo aqui com as Subas a questão do Suas, mas a gente precisa discutir sobre a política para as mulheres, sobre empregabilidade, qualificação profissional, entre outros. Então, nesses próximos encontros, a gente vai conversar com vocês todos esses projetos que a gente está fazendo", pontuou.
1º Seminário
Organizado pela Diretoria de Coordenação Regional, o Seminário promoveu a escuta, o diálogo e a integração entre as DRs, com o objetivo de aprimorar as ações desenvolvidas pela Sedese com os 853 municípios de Minas Gerais.
“Esses encontros são muito importantes, porque as Diretorias Regionais representam a Sedese nos municípios, no território. Então, é muito importante que nós estejamos alinhados e que a política dá Sedese, enquanto instituição, seja única, que a gente tem uma mesma fala, uma mesma ação”, destaca Gleide Ribeiro Diniz, analista de Gestão de Políticas Públicas da Diretoria Regional de Uberlândia. “Que nós estejamos imbuídos dos mesmos propósitos. Esses encontros são fundamentais, porque aqui nós discutimos as pautas, como vamos atuar lá na ponta. Então é fundamental a nossa participação aqui”, completa.
Programação
No dia 27/2, pela manhã, as Diretorias Regionais de Almenara, Araçuaí, Montes Claros e Salinas participaram da apresentação do 2º ciclo do Programa Estratégico Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia. Na parte da tarde, o foco foi a gestão do trabalho, organização, planejamento, rotina e processos, além do monitoramento, avaliação e controle.
Já nos dias 28 e 29/2, a edição do encontro discutiu pautas relevantes da política de Assistência Social, como os Sistemas do Suas, e Estratégias para Integração do Suas no município de pequeno, médio e grande porte.
“A gente precisa construir junto com vocês uma forma de chegar mais e melhor nos municípios. Então, é melhora os nossos apoios técnicos e fortalecer as relações da Sedese com os municípios. Para isso, é fundamental essa integração das Subas com as regionais”, enfatizou a subsecretária de Assistência Social, Mariana Franco.
O encontro
O Seminário de Integração é realizado desde 2020, e tem o intuito de possibilitar que as diversas áreas da Sedese alinhem fluxos, articulem estratégias de atuação e compartilhem resultados na oferta de políticas públicas aos municípios.
O encontro também permite que as equipes das DRs troquem experiências com outras unidades responsáveis pelas diversas áreas temáticas da Sedese, dialogando sobre as principais demandas dos municípios de suas áreas de abrangência.
Diretorias Regionais
As Diretorias Regionais Sedese ofertam apoio técnico qualificado aos 853 municípios mineiros, e fomentam o aprimoramento das políticas públicas de desenvolvimento social executadas em sua área de abrangência regional. Essa atuação é realizada de maneira integrada às outras unidades administrativas da Sedese.