A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Assistência Social (Subas), publicou nesta quinta-feira (12/11) o Plano Estadual de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social de Minas Gerais (Peep/Suas-MG), um instrumento de gestão para o planejamento e oferta de ações de educação permanente a serem executadas pelo Estado.
Para a Superintendente de Vigilância e Capacitação da Subas, Gabriele Sabrina da Silva, a elaboração inédita do Peep/Suas-MG representa um grande avanço para a educação permanente no Estado de Minas Gerais.
“É mais um marco importante para a gestão do Suas no Estado, uma vez que o plano busca materializar o planejamento, a oferta e a implementação das ações apoio técnico, formação e capacitação aos gestores, trabalhadores e conselheiros de assistência social. Esta é uma das principais atribuições do ente estadual no Suas, assessorar tecnicamente os municípios para que estes qualifiquem os atendimentos socioassistenciais ofertados à população”, enfatiza.
Gabriele Silva ressalta ainda que o plano contribuirá ainda para a criação e atualização dos Planos Municipais de Educação Permanente, promovendo as ações de qualificação e a profissionalização da política de assistência social nos territórios, conforme preceituam as normas do Suas.
O Peep/Suas-MG foi elaborado pela Sedese, pactuado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e aprovado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas). Foi construído com subsídios do Núcleo Estadual de Educação Permanente (Neep-Suas/MG) e busca o aprimoramento dos conhecimentos e competências necessários aos profissionais no exercício das funções desempenhadas no Suas.
Iniciado em julho de 2020, o Peep/Suas-MG é resultado de um amplo debate, baseado nas demandas locais e nas diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente (PNEP).