A partir desta sexta-feira (9) os delegados inscritos para a participação na 2ª etapa da X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente podem fazer sugestões ao texto do Regimento Interno AQUI até o dia 14 deste mês. O documento dispõe sobre as diretrizes para a realização do evento, que será realizado no período de 19 a 23 deste mês pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
É de fundamental importância a participação e contribuição de todos os delegados inscritos nesta fase do evento. O referendo do texto, porém, acontecerá durante a abertura Conferência, no dia 19 de outubro.
As inscrições dos 474 delegados que participam desta 2ª etapa da Conferência começaram no dia 1ª deste mês e foram prorrogadas até o dia 12/10/2020. Representantes de vários segmentos do governo, entidades e sociedade civil organizada foram eleitos na primeira fase do evento, que ocorreu em agosto de 2018 nos municípios mineiros.
Neste ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Conferência, que busca a ampliação e aprimoramento das políticas públicas destinadas às crianças e adolescentes em Minas, será realizada de forma virtual. A abertura do evento será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube e Facebook da Sedese e, também, no Portal SER-DH.
Durante a Conferência os delegados participarão das discussões separadamente, em grupos temáticos, por meio da Plataforma Zoom. A priorização das propostas levantadas será votada em sistema que permitirá a confiabilidade e transparência do processo. Posteriormente, elas serão levadas à apreciação na XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que deve acontecer em dezembro deste ano.