Os municípios mineiros já podem preencher o Censo Suas 2020, um levantamento que garante a coleta de informações sobre a gestão, controle e sobre os equipamentos de oferta da rede socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Esse monitoramento eletrônico anual, cujo documento deve ser preenchido pelas secretarias e conselhos de assistência social, permite o levantamento de informações para diagnóstico, monitoramento e construção de indicadores para a implementação de políticas públicas de assistência social.
O Censo Suas 2020 possui um questionário da gestão, do conselho, dos fundos de assistência social, bem como sobre o funcionamento e desempenho dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro Especializado de Assistência Social (Creas), dos Centros de Convivência, Centros POP, Centro Dia e similares, além de Família Acolhedora e Unidades de Acolhimento.
Coordenado pelo Ministério da Cidadania, o Censo Suas existe desde 2007. Uma das novidades neste ano é o formulário específico sobre os Postos de Cadastramento do Cadastro Único. Para conseguir preencher o questionário eletrônico, além de perfil de acesso vinculado ao Sistema de Autenticação e Autorização (SAA), os responsáveis deverão utilizar o login e a senha do gov.br (https://sso.acesso.gov.br/login).
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) enfatiza que o preenchimento do Censo Suas é de extrema importância para a implementação da política de assistência social não só no Estado, mas tem todo o país. Além disso, o não preenchimento pelos municípios ou a utilização de informações inverídicas no documento podem acarretar em sanções administrativas aos entes federados, incluindo inclusive o bloqueio parcial de recursos federais.
Para acessar os formulários, manuais e demais informações sobre o Censo Suas 2020, entre neste endereço.
Em caso de dúvidas quanto ao preenchimento, os municípios podem entrar em contato com a Diretoria de Vigilância Socioassistencial da Sedese, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., bem como o Ministério da Cidadania. Os interessados ainda podem utilizar o telefone 121 ou o chat ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..