Começa nesta quarta-feira (3/6) a edição 2020 da Campanha Nacional contra o Trabalho Infantil. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) é uma das parceiras nas ações promovidas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Justiça do Trabalho (TST). A campanha traz a abordagem voltada para o cenário enfrentado atualmente, diante da pandemia do novo coronavírus.
Com o slogan “COVID-19: Agora, mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”, a campanha utilizará a hashtag #naoaotrabalhoinfantil para destacar a importância do combate ao trabalho infantil e alertar para o risco de crescimento da exploração da mão de obra de crianças e adolescentes. Motivado pelos impactos da pandemia nos diversos setores da economia, as medidas de isolamento social evidenciam e aprofundam as desigualdades sociais existentes, potencializando as vulnerabilidades de muitas famílias brasileiras.
A campanha será realizada nos ambientes digitais e a partir de hoje já é possível conferir postagens nas redes sociais dos organizadores da campanha. Em Minas Gerais, estão programadas 5 lives como parte de ações da campanha, abordando medidas que os governos estadual, municipal e federal podem adotar para preservar as crianças e adolescentes que enfrentam essa situação. A programação detalhada será divulgada ainda nesta semana.