A parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Sebrae continua desenvolvendo o assessoramento e apoio para o público da Economia Popular Solidária. Com o objetivo de ampliar o conhecimento desses empreendimentos em relação às ferramentas digitais disponíveis para a realização da comercialização dos produtos por meio da internet, foi realizado um levantamento das necessidades de cada grupo em relação às vendas on-line e, a partir desta semana, uma série de atividades de apoio e formação serão realizadas.
Nesta quinta-feira (21/5), às 14hs, ocorre um webinar sobre “Como potencializar as vendas do seu negócio com as mídias digitais?”, com o objetivo de discutir possibilidades e caminhos para que os empreendimentos sejam sensibilizados para a temática, promovendo um alinhamento inicial que permitirá o avanço das condições deste público gerar sua própria renda por meio da comercialização on-line dos seus produtos.
A expectativa é de um público de cerca de 200 empreendimentos da Economia Popular Solidária de Belo Horizonte e região metropolitana, atingindo cerca de 1 mil beneficiários diretos, considerando a composição dos grupos.
Já está programado para o dia 28/5 o segundo webinar da série de ações voltadas para esses empreendimentos, com o tema “Dicas para organizar as finanças da sua empresa”. Esta edição vai ter como objetivo orientar os empreendimentos para a gestão financeira dos seus negócios, buscando direcionar as questões mais relevantes para a adequada organização e comercialização dos produtos de modo a proporcionar a renda para estas famílias.
Nas próximas semanas ainda serão promovidos workshops voltados para a utilização de ferramentas como o Whastapp e o Instagram, e metodologias de gestão financeira, que esperam fomentar a comercialização dos produtos. Todos estes espaços de formação criados serão realizados de maneira on-line e ficarão disponíveis posteriormente nas redes sociais da Sedese e do Sebrae.
Feira On-line da Economia Popular Solidária
Com a suspensão das feiras de Economia Popular Solidária pelas orientações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, a Sedese buscou como alternativa para a geração de renda destas famílias o fomento à venda dos produtos pela internet, permitindo a divulgação e comercialização dos produtos.
Além desta etapa de assessoramento promovida em parceria com o Sebrae, será disponibilizada também uma ferramenta para oferecer os produtos de maneira eficiente, divulgando no site da Sedese e nas redes sociais da secretaria e do governo. Com estas ações, este projeto de iniciativa da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, pretende mitigar os efeitos da crise e das medidas de isolamento, ofertando aos trabalhadores uma alternativa de geração de renda que poderá ser ampliada e desenvolvida de maneira contínua.
Os empreendimentos econômicos solidários foram mobilizados por meio das redes de artesanato, confecção e alimentação, partindo inicialmente do público que participa mensalmente da Feira de Economia Popular Solidária da Cidade Administrativa. A secretaria realizou ainda uma aproximação com o grupo de estudos da UFMG, Colmeia, que promoveu um “catálogo virtual dos empreendimentos”, buscando ampliar a capacidade de mobilização destes grupos. Acesse o catálogo: https://colmeiasolidariaufmg.wordpress.com/