Mapa de Demanda por Qualificação Profissional

O que é?
A educação profissional tem potencial para ampliar as oportunidades de inserção socioprodutiva e a renda da população. Uma oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo torna-se fundamental para que esse potencial se realize. O Mapa de Demanda por Qualificação
Profissional é uma iniciativa que busca contribuir para esse alinhamento entre a oferta de cursos de qualificação profissional e a demanda dos diferentes setores da economia.
 
O Mapa de Demanda por Qualificação Profissional identifica os principais cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC) que atendem às ocupações mais demandadas pelo mercado de trabalho formal. A metodologia de mapeamento foi desenvolvida pela Diretoria de
Articulação e Planejamento da Educação Profissional (DAPEP) e, de forma sintética, se caracteriza pela identificação das ocupações com maior potencial de contratação e a posterior associação de tais ocupações a cursos técnicos e FIC. Para tanto, foram utilizados, entre outras informações, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e do Guia Pronatec de Cursos FIC.
 
Como vem sendo utilizado?
Em 2019, o mapeamento foi realizado para as 12 mesorregiões de Minas Gerais e serviu de insumo para a definição de cursos técnicos na rede estadual, com destaque para a repactuação, com o Ministério da Educação (MEC), de recursos remanescentes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
 
Em 2020, o Mapa de Demanda cobriu cursos técnicos e FIC e, mais uma vez, foi uma importante ferramenta para a escolha de cursos a serem ofertados no Estado. No âmbito da negociação com o MEC, foram repactuados mais de R$ 60 milhões e a expectativa é que mais de 17 mil vagas sejam ofertadas com tais recursos no triênio 2021-2023.
 
Além de Minas Gerais, em 2020, a metodologia do Mapa de Demanda por Qualificação Profissional foi aplicada para todo o país, no âmbito de uma cooperação entre a Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte/Sedese) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Os resultados para todas as mesorregiões do país podem ser vistos no painel interativo Novos Caminhos (mec.gov.br). Nesta página, também é possível acessar a Nota Técnica que descreve a metodologia utilizada para a construção do Mapa de Demanda.
 
mapa

Tela do painel interativo com os resultados do Mapa de Demanda por Qualificação Profissional para Minas Gerais.

No vídeo a seguir, o subsecretário de Trabalho e Emprego, Raphael Vasconcelos, apresenta o painel interativo do Mapa de Demanda por Qualificação Profissional e conta um pouco mais sobre essa iniciativa e sua importância para a política de educação profissional! Clique aqui para ver.
 

 

LOGO BRANCA

 

   Selo OGE

 

 Marca Participacao PNPC

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE

CNPJ: 05.465.167/0001-41

 

Endereço:

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves 

Rodovia Papa João Paulo II, 4.143

Prédio Minas, 14º andar

Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG

CEP: 31630-900

 

Siga nossas redes:

 facebook     twitter instagram   

 

Horário de funcionamento:

08:00h às 18:00h 

 

Aspectos legais e responsabilidades

Política de Privacidade