Percursos Gerais: Trajetória para a Autonomia

O Programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia é parte da estratégia do Governo do Estado de Minas Gerais na busca pela redução das múltiplas formas de vulnerabilidade social.

O Programa Percursos Gerais busca criar articulações organizacionais de órgãos internos ao governo, estabelecer parcerias estratégicas externas e captar recursos através de fundos de financiamento e emendas parlamentares para subsidiar ações de geração de renda, esporte e lazer, assistência social, segurança alimentar e nutricional, habitação social, direitos humanos, e política de prevenção e cuidado sobre drogas.

 

Ações de inclusão socioprodutiva 

Integrante do Programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia, as ações de inclusão socioprodutiva compreendem atividades que objetivam potencializar a capacidade local de geração de renda dos indivíduos em situação de vulnerabilidade social, seja por meio da inserção dos mesmos no mercado de trabalho, do desenvolvimento das cadeias produtivas locais ou do estabelecimento de melhores alternativas de escoamento da produção.

 

Objetivo

O projeto tem por objetivo a promoção da inclusão socioprodutiva dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio do fomento ao trabalho por conta própria, e a produção em grupos autogestionários e autossustentáveis para a geração de renda nos municípios selecionados.

 

Onde vai acontecer

A definição dos beneficiários do Programa Percursos Gerais observou o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), priorizando o atendimento aos municípios mais vulneráveis. No novo ciclo de ações, mais de 3 mil famílias de 56 municípios da Região da Sudene serão contempladas, durante 21 meses, com ações de Inclusão Socioprodutiva. Abaixo, segue lista de municípios e suas respectivas diretorias regionais:

 

Cartilha Percursos Gerais

Perguntas Frequentes