Encontro em Teófilo Otoni aproxima Governo de Minas e municípios para fortalecer rede de proteção e atendimento à população

O fortalecimento da assistência social nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri é pauta do encontro de gestores e trabalhadores municipais de Assistência Social de Minas Gerais realizado entre 26 e 27/5, em Teófilo Otoni. O evento garantiu atualização de informações sobre a gestão do SUAS, Cadastro Único, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Acolhimento de Pessoas Idosas. As equipes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) reafirmam o compromisso com o apoio técnico permanente aos municípios.
A presença do Governo de Minas no território é um marco da gestão para estreitar laços com as prefeituras locais e consolidar os avanços socioassistenciais de forma regionalizada.
Ao lado de gestores municipais, servidores e conselheiros, a Subsecretaria de Assistência Social (Subas) e o Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Cogemas/MG), com apoio das Diretorias Regionais da Sedese, oferta painéis sobre o planejamento do SUAS, a Proteção Social Básica e o papel estratégico do Cadastro Único (CadÚnico). Esse suporte direto garante que as administrações locais possam qualificar os serviços na ponta, traduzindo diretrizes em melhorias reais para a população em situação de vulnerabilidade.
Para o Secretário de Estado de Desenvolvimento Social em exercício, Ricardo Alves, essa proximidade com os territórios e o aporte contínuo de recursos são os diferenciais da atual gestão para transformar a realidade de Minas Gerais.
"Nossa presença constante no interior e o diálogo com o Colegiado de Gestores Municipais – Cogemas são os pilares que sustentam o maior volume de investimentos da história recente da assistência social no Estado. Esse encontro materializa nossa convicção de que não se faz política pública efetiva sem investir nos municípios, garantindo melhorias de serviços e o apoio técnico de excelência da Sedese para atender quem mais precisa", afirma o secretário.
Cenário de avanços e repasses históricos
A presença da Sedese em Teófilo Otoni reflete um cenário de investimentos recordes e apoio aos municípios. O grande destaque é o Piso Mineiro de Assistência Social, um cofinanciamento estadual que atende a todos os 853 municípios e atingiu valor recorde nos últimos anos, com investimento de cerca de R$ 130 milhões.
Outra iniciativa de impacto social foi o fortalecimento da proteção social: os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) regionais e municipais receberam mais de R$ 15 milhões em investimentos, o que permitiu ampliar essa rede em 20 vezes, alcançando mais de 100 unidades.
Destaca-se também o projeto de fortalecimento dos Centros-Dia para pessoas com deficiência (PCDs). O projeto já atendeu a 333 municípios elegíveis, totalizando repasses de quase R$ 44 milhões para a melhoria de infraestrutura de 356 unidades, o que inclui um forte apoio a centenas de Apaes. A medida viabilizou a compra de bens permanentes e veículos, impactando diretamente o atendimento de mais de 24 mil pessoas com deficiência e suas famílias.
Encontro Regional
Presente no evento, a Subsecretária de Assistência Social, Mariana Franco, enfatizou a relevância do alinhamento promovido pela agenda em Teófilo Otoni. "Os encontros regionais da Sedese são uma prática adotada desde 2021, como oportunidade de discutir os desafios do cotidiano, alinhar conceitos. Nosso objetivo não é apenas repassar recursos, mas estar lado a lado com os gestores e trabalhadores para entender suas realidades, avaliar a qualidade dos nossos serviços socioassistenciais e garantir que o SUAS funcione com a excelência e a humanização que a população mineira merece", pontuou a subsecretária.
A programação do Encontro Regional contou com mesas de debate e reflexões sobre a Gestão e Planejamento no SUAS, a avaliação da qualidade da oferta dos Serviços de Acolhimento para Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em Minas Gerais, a execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e gestão do Cadastro Único, consolidando a forte parceria institucional para assegurar que os municípios continuem recebendo o suporte necessário para avançar na garantia de direitos em Minas Gerais.


