Seminário debateu futuro das políticas públicas de trabalho em Minas Gerais após marca de 1 milhão de empregos criados desde 2019
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) celebrou meio século de atuação do Sistema Nacional de Emprego em Minas Gerais. Nesta semana, o Seminário Sine 50 Anos destacou o papel estratégico do sistema na promoção de oportunidades para os mineiros. A iniciativa reafirmou ainda a importância da Sedese na articulação de políticas públicas que contribuíram para Minas alcançar a marca histórica de 1 milhão de empregos criados desde 2019.
Entre os dias 25 e 27/11, o evento em Belo Horizonte reuniu gestores municipais, autoridades federais e estaduais para debater os desafios e inovações no mundo do trabalho. A Sedese, que coordena o Sine em nível estadual, tem atuado no fortalecimento da rede por meio de investimentos, capacitações, assessoramento técnico e articulação permanente com os municípios.
O seminário é um exemplo desse apoio, como destacou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela.
"O Sine presta um serviço essencial aos mineiros ao conectar trabalhadores a oportunidades reais de emprego. A Sedese é parceira dos municípios. Valorizamos o trabalho diário das equipes que realizam a intermediação de mão de obra, acolhem, orientam, encaminham e transformam a vida dos mineiros", afirmou a secretária.
Programação
O seminário, organizado pela Diretoria de Gestão do Atendimento ao Trabalhador, foi estruturado em três dias. O primeiro dia abordou as políticas de trabalho e emprego, com debates sobre o futuro das políticas públicas no Brasil e em Minas Gerais, além de painéis sobre o papel do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda e sobre o Seguro-Desemprego.
No segundo dia, a programação incluiu painéis do Observatório do Trabalho de Minas Gerais e uma mesa de diálogo sobre qualificação profissional, destacando a integração entre governo, setor produtivo e sociedade civil. O dia contou ainda com workshops simultâneos sobre intermediação de mão de obra e inovação tecnológica, seguro-desemprego, governança municipal e qualificação profissional.
Já no terceiro dia, os municípios apresentaram boas práticas e participaram de homenagens a gestores e coordenadores. A programação reforçou a importância da atuação municipal na execução das políticas de trabalho, emprego e renda, encerrando com mensagens de agradecimento e reafirmação do compromisso para os próximos 50 anos do Sine.
Rosana Lopes, representante do Sine de São Lourenço, no Sul de Minas, destacou a importância do encontro para o fortalecimento da rede.
Gostaria de expressar minha mais profunda gratidão pela oportunidade de participar do seminário. O evento foi verdadeiramente maravilhoso. O conteúdo apresentado, a qualidade dos palestrantes e a organização impecável foram cruciais para o meu aprendizado e desenvolvimento profissional. Saio com novas perspectivas e conhecimentos valiosos que, com certeza, farão a diferença em minha jornada”, agradeceu Rosana.
Trabalho que transforma vidas
Entre 2019 e 2025, a Rede Sine em Minas Gerais, coordenada pela Sedese, consolidou-se como uma das principais portas de entrada para o mercado de trabalho no estado. Com 133 unidades distribuídas estrategicamente por todas as regiões mineiras, o sistema garantiu capilaridade e acesso a serviços essenciais mesmo nos municípios mais distantes.
Os números impressionam: foram realizados mais de 7 milhões de atendimentos no período, resultando no encaminhamento de quase 2 milhões de trabalhadores para vagas no mercado formal. As empresas mineiras ofertaram, por meio do Sine, quase 900 mil vagas, contribuindo diretamente para que Minas Gerais alcançasse a marca histórica de 1 milhão de empregos criados desde 2019.
A diretora de Gestão do Atendimento ao Trabalhador da Sedese, Ângela Souza, destacou que o impacto social da Rede Sine vai além dos números. “Trata-se de transformar trajetórias, ampliar horizontes e garantir que trabalhadores, especialmente aqueles que estão em maior vulnerabilidade, tenham acesso a trabalho digno e condições reais de melhorar sua qualidade de vida", ressaltou a diretora.
Olhar para o futuro
Os 50 anos do Sine representam um marco histórico e uma oportunidade de renovação. Durante o seminário, o subsecretário de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda, Arthur Campos, reafirmou o compromisso do Governo de Minas com o trabalho digno e o desenvolvimento social.
“Celebrar cinco décadas do Sine é reconhecer a importância que esse sistema tem na vida dos trabalhadores e também no fortalecimento da economia mineira. Nossa missão é garantir que cada mineiro tenha acesso a oportunidades, qualificação e condições para prosperar. Estamos trabalhando para que os próximos anos do Sine sejam ainda mais transformadores para Minas Gerais”, reforçou o subsecretário.
O seminário integra a programação nacional de comemoração dos 50 anos do Sistema Nacional de Emprego e reafirma o protagonismo da Sedese e de Minas Gerais como referência nacional na geração de oportunidades e no desenvolvimento social.