Municípios têm até 1º de dezembro para enviar projetos e concorrer ao sediamento da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), divulga a abertura do processo para escolha das cidades que irão sediar a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) em 2026. O Projeto de Sediamento já está disponível para consulta e os municípios interessados devem enviar suas propostas até 1º/12.
Sediar o Jemg traz uma série de benefícios para os municípios. Além da geração de empregos diretos, o evento proporciona visibilidade à cidade, impulsiona o turismo local e fortalece setores como comércio e rede hoteleira. O esporte escolar também se destaca como ferramenta de inclusão social, movimentando a comunidade e estimulando hábitos saudáveis entre os jovens.
Outro ponto importante é a possibilidade de captação de recursos por meio do ICMS Esportivo, ampliando o potencial de desenvolvimento das cidades participantes.
Envio de propostas e prazo
Para formalizar o interesse, os municípios devem acessar a aba “Documentos/Projetos de Sediamento” no site oficial da competição, onde está disponível o arquivo com todas as orientações e requisitos necessários. A proposta deve ser assinada e encaminhada por e-mail ou entregue presencialmente na sede da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), responsável pela execução técnica do evento.
O Jemg é realizado pela Sedese, por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), com execução técnica da FEEMG. Além da inclusão social, o evento revela talentos e fortalece a cultura esportiva no estado.
Serviço