Sedese promove encontro sobre rede de acolhimento institucional no Vale do Jequitinhonha e Mucuri

Print

Evento reuniu mais de 100 profissionais de 28 municípios para fortalecer a rede de proteção e o trabalho técnico junto a crianças e adolescentes acolhidos
Encontro DR TO Subas

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) realizou o Encontro Técnico “Cuidar, Acolher e Transformar: o Fazer Técnico em Movimento”. A iniciativa liderada pela Diretoria Regional de Teófilo Otoni contou com a participação de gestores e técnicos dos municípios do Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

O evento teve como foco o fortalecimento das Unidades de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes. Ao longo dos dois dias de programação, mais de 100 participantes de 28 municípios se reuniram para trocar experiências, aprimorar práticas e construir estratégias conjuntas de aprimoramento da rede de proteção e da garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

A ação contou com a parceria do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG-Comarca de Teófilo Otoni). A iniciativa contou ainda com o apoio da Subsecretaria de Assistência Social (Subas) e das Diretorias Regionais de Almenara e Araçuaí.

A mesa de abertura contou com a presença da promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Referência dos Direitos da Criança e do Adolescente (CREDCA) Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Dra. Mariah Santos Santa Anna, e do membro do  Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social de Minas Gerais (COGEMAS-MG), Diego Ferraz, que participaram também dos debates técnicos.

Painéis e oficina reforçaram a qualificação técnica

Entre os dias 29 e 30/10, a programação incluiu três painéis temáticos e uma oficina prática, com o objetivo de promover o nivelamento teórico e o aperfeiçoamento das práticas profissionais no acolhimento institucional.

O primeiro painel, “O Fazer com Sentido: Nivelamento Teórico e Estratégico dos Técnicos no Acolhimento Institucional”, foi conduzido pela Diretoria de Proteção Social de Alta Complexidade da Sedese e destacou a importância dos fundamentos éticos e da atuação consciente no cotidiano dos serviços.

No segundo painel, “Caminhos que se Entrelaçam: SUAS, Ministério Público e Judiciário na Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes em Acolhimento Institucional”, contou com representantes do MPMG e do TJMG que debateram o papel da articulação interinstitucional para assegurar direitos e promover ações integradas entre as políticas públicas e o sistema de justiça.

Já o terceiro painel, “O Fazer Técnico no Acolhimento Institucional: Construindo com Sentido e Responsabilidade”, reafirmou o compromisso da Sedese com a formação continuada e o fortalecimento das equipes técnicas que atuam nos serviços de acolhimento.

Encerrando a programação, a oficina “Exercitando o Fazer Técnico: Estudo de Caso com Elaboração do Plano Individual de Atendimento (PIA)”, desenvolvida pela Diretoria de Proteção Social de Alta Complexidade , em parceria com o MPMG, proporcionou um espaço prático de construção coletiva, estimulando a reflexão e o planejamento integrado das ações junto às crianças e adolescentes acolhidos.

Fortalecimento da rede e compromisso com o desenvolvimento social

Para a Diretoria Regional de Teófilo Otoni, o encontro reforçou o compromisso da Sedese com o fortalecimento da rede de apoio entre municípios, diretorias regionais e o sistema de justiça, promovendo suporte técnico e ampliando as condições para uma política de Assistência Social mais efetiva e humanizada no território.

A analista técnica da Diretoria de Proteção Social de Alta Complexidade, Kenya Vilhena Prímola, destacou a relevância da iniciativa: “O evento técnico tem como foco a importância de se dar visibilidade a essa pauta, promovendo a humanização no acolhimento institucional e o exercício da responsabilidade compartilhada entre os atores da rede de proteção”, ressaltou. “É nesse movimento que tecemos linhas e redes de cuidado, garantindo que cada criança e adolescente seja reconhecido em sua singularidade e tenha seus direitos efetivamente assegurados”, completou Kenya.

Com o Encontro Técnico, a Sedese reafirmou seu compromisso em apoiar os municípios mineiros na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), fortalecendo o trabalho social com famílias e crianças e promovendo o desenvolvimento social sustentável e humano em todas as regiões do estado.


Fotos Cuidar, Acolher e Transformar: o Fazer Técnico em Movimento

Fotos Cuidar, Acolher e Transformar: o Fazer Técnico em Movimento

Fotos Cuidar, Acolher e Transformar: o Fazer Técnico em Movimento

Fotos Cuidar, Acolher e Transformar: o Fazer Técnico em Movimento

Fotos Cuidar, Acolher e Transformar: o Fazer Técnico em Movimento