Encontro em Teófilo Otoni encerra ciclo de pré-conferências regionais de Assistência Social da Sedese

Print

Encontros preparam gestores para a 16ª Conferência Estadual marcada para 7 a 9/10

WhatsApp Image 2025 09 09 at 15.04.33

Minas Gerais segue na preparação para a 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada entre 7 e 9/10. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em conjunto com Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-MG), promoveu, nos últimos 2 meses, 14 pré-conferências regionais, em uma intensa jornada de mobilização e participação social em todo o estado, finalizada no dia 4/9 em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. 

Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência” e o lema: “Construindo com união, protegendo com ação e resistindo com determinação”, a etapa preparatória reuniu aproximadamente 3 mil participantes, entre usuários da assistência social, representantes de entidades socioassistenciais, representantes governamentais e membros da sociedade civil organizada, além de palestrantes convidados. 

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destaca a comprometimento do estado com a assistência social. 

“Minas reafirma o compromisso com a assistência social ao promover as pré-conferências regionais. Esses encontros proporcionam transparência e inclusão, fortalecendo o diálogo democrático. Juntos, construímos políticas públicas que asseguram direitos a quem mais precisa, e assim prosperamos como sociedade”, afirma a secretária Alê Portela. 

Transparência e controle social 

Durante as pré-conferências, foram apresentadas as deliberações da última conferência estadual e o andamento do que foi feito para cumpri-las. Isso mostra o compromisso do estado com a participação da sociedade e com o fortalecimento da política de assistência social. 

Os encontros também permitiram que os delegados e delegadas apresentassem manifestações escritas, com diferentes posicionamentos sobre ações relacionadas ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), seja de apoio, de recomendação ou de crítica. Essas manifestações são uma ferramenta legítima de participação política e fortalecem o controle social, permitindo que as diversas vozes da sociedade influenciem diretamente o futuro das políticas públicas. 

Eleição dos delegados 

Além de debater os avanços e desafios do Suas, durante os encontros também foram eleitos os delegados que representarão Minas na próxima Conferência Estadual de Assistência Social, com ampla representatividade de usuários da assistência social, entidades socioassistenciais, representantes governamentais e membros da sociedade civil. 

Para garantir que todos os grupos sejam representados, a eleição adotou uma regra de cotas de 30% para a participação de grupos que precisam de mais visibilidade, como a população negra, povos indígenas, a comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência e outros grupos em situação de vulnerabilidade. Com isso, a conferência fortalece a inclusão, a justiça social e a diversidade.