Jemg 2025 entra para a história com adesão de todos os 853 municípios mineiros 

Print

Competição mobilizou mais de 50 mil estudantes e reafirma papel do esporte como ferramenta de inclusão e transformação social em Minas

Encerramento Jemg 2025Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) entraram para a história em 2025. A competição organizada pelo Governo de Minas reuniu, pela primeira vez, todos os 853 municípios mineiros, atingindo a marca inédita de 100% de adesão. Desde abril, mais de 50 mil estudantes-atletas participaram do evento que movimentou o calendário esportivo e educacional do estado. 

Encerrado no último dia 22/8, em Poços de Caldas, no Sul de Minas, o Jemg 2025 teve um investimento superior a R$ 25 milhões das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Educação (SEE), o que garantiu estrutura e apoio para estudantes, técnicos e equipes. 

Entre os avanços desta edição está o custeio integral de hospedagem e alimentação para os atletas paralímpicos durante a etapa estadual, um marco para a inclusão esportiva, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e parcerias privadas. 

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, enfatizou o impacto social do evento: 

“O Jemg é um exemplo concreto de como o esporte pode transformar vidas. Oferecemos condições de participação para todos os estudantes, inclusive os paralímpicos, reafirmando o compromisso do Governo de Minas com a inclusão. O esporte fortalece vínculos com a escola, promove disciplina, respeito e abre portas para o futuro dos nossos jovens. É uma política pública que transforma sonhos em oportunidades reais”, avaliou a secretária. 

Com 32 modalidades, sendo 18 convencionais e 14 para pessoas com deficiência, o Jemg 2025 movimentou não apenas as quadras e pistas, mas também as economias locais das cidades-sede.  Além de Poços de Caldas, as cidades de Pará de Minas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Araguari, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, receberam etapas da competição, fortalecendo o vínculo entre esporte, desenvolvimento regional e inclusão social. 

Julia Oliveira Foto Cristiano FonsecaPortas abertas para o Brasil

Mais do que um torneio estadual, o Jemg funciona como vitrine de talentos. Os campeões da etapa estadual agora vão representar Minas Gerais em competições nacionais, como os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), os Jogos da Juventude e as Paralimpíadas Escolares, levando o talento mineiro para todo o país. 

A jovem atleta Júlia Oliveira, da cidade de São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, foi campeã do Lançamento de Dardo, durante os Jogos em Uberlândia. “Foi um ano inteiro de treino. É muita emoção representar minha escola. Esse foi meu melhor Jemg em questão de premiação e eu espero representar Minas Gerais do melhor jeito”, ressalta a estudante da Escola Estadual Paraisense. 

O professor Waldney Magela também compartilhou a emoção de participar da etapa estadual paralímpica. “É uma satisfação muito grande estar vivenciando esse momento. A gente sai renovado de presenciar tanta superação que esses meninos passam. Esse ano, na etapa estadual, a gente teve uma acolhida de uma qualidade incrível. O Estado conseguiu mobilizar e trazer as empresas para somar junto com a gente, fortalecendo o esporte cada vez mais”, avaliou o professor.

Este ano, o Jemg contou com apoio oficial da Liga Esportiva NESCAU® e a etapa paralímpica foi financiada com recursos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, através da captação realizada pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg) junto ao grupo Grupo Ferrero®.