Formação de profissionais é destaque em iniciativa com gestores da Bacia do Paraopeba
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) participou, nesta quinta (10/7), do 1º Encontro com Prefeitos e Gestores do Projeto de Fortalecimento dos Serviços Socioassistenciais Municipais. O evento ocorreu no auditório do Prédio Alterosas, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e reuniu líderes de 19 dos 26 municípios da Bacia do Paraopeba incluídos no Acordo de Reparação pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (2019).
A ação integra o projeto “SUAS em Foco”, coordenado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a Vale, com apoio da Sedese e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). No encontro, foram apresentados resultados das capacitações já realizadas e as próximas etapas para fortalecer a assistência social nos municípios impactados.
Segundo a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, o fortalecimento da assistência social nos municípios atingidos é essencial para uma reparação centrada nas pessoas. “A Sedese está comprometida em apoiar essa iniciativa, que deixa um legado de cuidado, formação e transformação social na Bacia do Paraopeba”, destaca a secretária.
“Esse é um projeto pioneiro e diferenciado. As ações socioeconômicas de reparação costumam ser de infraestrutura, mas aqui o foco é fortalecer as capacidades institucionais dos municípios e priorizar as pessoas. O desastre causou danos imensuráveis às famílias e à Bacia do Paraopeba. Temos agora a chance de deixar um legado, garantindo que a assistência social seja implementada com excelência”, afirma Geovana Maria do Carmo Santos, superintendente Central de Reparação Pró-Brumadinho.
Formação e fortalecimento do SUAS
O projeto “SUAS em Foco” contempla um conjunto de 15 cursos voltados a gestores, trabalhadores e conselheiros da política de assistência social. As atividades são realizadas pela UFLA e contam com acompanhamento técnico da Sedese, responsável por avaliar e validar os conteúdos e materiais pedagógicos.
A subsecretária de Assistência Social da Sedese, Mariana Franco, destacou a importância da iniciativa para consolidar o SUAS nos municípios: “Esse projeto é uma oportunidade real de fortalecer a assistência social, oferecendo capacitação técnica de qualidade. Responde a demandas urgentes e deixa um legado de conhecimento e valorização para os profissionais que atuam na linha de frente da proteção social.”
Ao todo, cinco cursos já foram concluídos e o sexto está em andamento. A programação contempla, ainda, duas especializações para profissionais com ensino superior completo, além da certificação possibilidade de formação para participantes de nível médio.
Compromisso com a reparação
Durante a abertura do evento, representantes das instituições envolvidas reforçaram a relevância do projeto como uma das frentes de reparação aos danos causados pelo desastre.
Além da formação técnica, os municípios também recebem apoio financeiro garantido pelo Acordo de Reparação. Esse recurso está sendo repassado em três parcelas. A primeira já foi enviada a todos os municípios e só pode ser usada conforme os planos de aplicação de recursos aprovados. A destinação dos recursos é fiscalizada pela auditoria independente contratada, Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Sobre o projeto
O Projeto de Fortalecimento dos Serviços Socioassistenciais Municipais é um dos compromissos da Vale no Acordo de Reparação firmado em 2021 com o Governo de Minas, o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado. Ele foi criado com base em um diagnóstico da realidade dos municípios atingidos.