Evento reúne 200 pessoas e propõe políticas públicas inclusivas
A Conferência Estadual da Economia Popular Solidária (EPS) foi realizada nos dias 14 e 15 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte (MG). O encontro, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e pelo Fórum Mineiro de EPS, teve como objetivo a construção de propostas para a etapa nacional, prevista para agosto deste ano, em Brasília (DF). Também foram discutidas diretrizes para revisão do Plano Estadual da EPS.
Participaram cerca de 200 pessoas, entre delegados eleitos nas etapas regionais e municipais, representantes de empreendimentos solidários, gestores públicos, integrantes dos fóruns estadual e nacional da EPS, além de entidades de apoio e observadores.
O subsecretário de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda, Arthur Campos, afirma que essa iniciativa é fundamental para garantir políticas públicas permanentes, que valorizem o trabalho coletivo e promovam inclusão social por meio da economia solidária.
“A transformação social começa quando a gente escuta e caminha juntos. Não se faz economia solidária sozinho. É preciso união, participação e compromisso de todos os envolvidos”, destaca o subsecretário.
Reflexão, avaliação e construção coletiva
No primeiro dia da conferência, foi realizada uma análise de conjuntura, com foco nas perspectivas de fomento à economia solidária nos contextos estadual e nacional. Também foi apresentado um balanço das ações do 1º Plano Estadual de EPS, proporcionando um importante momento de reflexão coletiva.
No segundo dia, os delegados debateram as propostas construídas nas conferências regionais, organizadas em cinco eixos temáticos: realidade socioambiental e econômica; produção e consumo; crédito e finanças solidárias; educação e formação; e gestão pública. Ao final, foram consolidadas as propostas que serão apresentadas na conferência nacional. Foram eleitos 54 delegados para representar Minas Gerais.
Além da avaliação do primeiro plano, o evento reforçou a importância da articulação entre governo e sociedade civil na formulação de políticas públicas.
Entenda o que é a Economia Popular Solidária
A Economia Popular Solidária (EPS) é formada por atividades econômicas de produção, comercialização, consumo e finanças organizadas de forma coletiva. É baseada na autogestão e na decisão democrática dos envolvidos.
A EPS busca o desenvolvimento humano e social, promovendo a cooperação, a equidade e o bem comum. Todos os participantes são responsáveis pelas decisões e dividem os resultados de maneira igualitária, fortalecendo territórios e reduzindo desigualdades.
A Economia Popular Solidária em Minas é estruturada em 16 fóruns regionais e conta também com o Fórum Mineiro, que atua como instância estadual. A população interessada pode obter mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (31) 3412-8743.