O Projeto Recomeço, inciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), foi oficialmente lançado pela secretária Elizabeth Jucá no município de Congonhas, na região metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (25/8).
A parceria com o município oficializa o compromisso entre a prefeitura e a Sedese para identificar, localizar e atualizar o cadastro de trabalhadores em situação de vulnerabilidade social, principalmente os que estão abaixo da linha da pobreza e em extrema pobreza. Além disso, o lançamento apresenta ao setor produtivo local os objetivos do projeto, abrindo as portas para que as empresas do município se tornem parceiras do Recomeço.
O projeto visa conectar as vagas de emprego abertas nas empresas com o público-alvo do projeto, fragilizado especialmente pelos impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19. O objetivo é estabelecer um compromisso entre as empresas, município (via Sine) e a Sedese para direcionar os trabalhadores para participação nos processos seletivos de vagas para as quais eles são qualificados, e ofertar a qualificação profissional de acordo com a demanda regional.
De acordo com a secretária Elizabeth Jucá, a parceria com Congonhas representa um marco no projeto Recomeço. "É muito importante estarmos aqui hoje, porque esse é um projeto que não conseguimos desenvolver sem a ajuda dos municípios. É por isso que viemos aqui, para conversar com vocês e desenvolvermos esse projeto juntos. Essa é a primeira de muitas conversas que teremos daqui para frente, porque a nossa missão é que as pessoas do CadUnico, em breve, sejam trabalhadores, empreendedores. Fico muito feliz de lançar esse projeto em Congonhas, tenho certeza que será muito produtivo", declarou.
O prefeito de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza "Dinho" (MDB), também destacou a importância do projeto para o desenvolvimento local. "Nosso maior desafio é identificar os públicos dentro do município, chegar a esse trabalhador que está, muitas vezes, desmotivado dentro de casa. Mas estamos empenhados em reduzir a margem de pobreza em Congonhas. Esse é um projeto, sobretudo, de empatia. Por isso, temos o compromisso também de mobilizar as empresas da nossa região, porque essa é uma oportunidade que vai ser benéfica para todos. Agradeço a secretária pela visita, na esperança de permanecermos parceiros do Governo nesse desenvolvimento", afirma.
As primeiras ações do Recomeço em Congonhas estão prestes a serem executadas. O município, segundo a diretora de Novos Negócios Michele Naves, vai iniciar o recadastramento de todo o público do CadUnico, para filtrar e ter conhecimento exato da situação municipal, uma vez que vários cadastros estão com telefone desatualizado, ou são de pessoas que já não residem mais na cidade. Esse recadastramento acontecerá em parceria com o Sine, segundo a diretora.
Recomeço
Atualmente, o Projeto Recomeço conta com 31 empresas parceiras, e já disponibilizou 595 vagas de emprego e 554 vagas de qualificação, em 27 municípios.
Fortalecimento de laços
Antes do lançamento oficial do programa, a secretária Elizabeth Jucá se reuniu com o prefeito, vereadores e secretários municipais para entender as demandas e necessidades apresentadas pelo município, nas 7 áreas abarcadas pela Sedese. Na agenda, Elizabeth também pôde conhecer a história do município e sua cultura, em uma visita ao Museu de Congonhas.






