Vigilância Socioassistencial

Segundo o artigo 90, da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – NOB/SUAS/2012, a Vigilância Socioassistencial é uma função da Política de Assistência Social comprometida com a: “produção e disseminação de informações, possibilitando conhecimentos que contribuam para a efetivação do caráter preventivo e proativo da política de assistência social, assim como para a redução dos agravos, fortalecendo a função de proteção social do SUAS”.

O enfoque central da Vigilância, no âmbito estadual, está na análise de informações sobre a situação de vulnerabilidade e risco social das famílias e indivíduos, como também a análise dos padrões de qualidade e oferta dos serviços e benefícios socioassistenciais.

É por meio da Vigilância Socioassistencial que vulnerabilidades e riscos sociais presentes nos territórios são identificados, de acordo com suas especificidades, a fim de embasar as ações de planejamento nesses espaços, que podem ter caráter emergencial ou preventivo. Por meio da Vigilância, as necessidades de proteção social se materializam, revelando a necessidade de debates e ações frente às demandas sociais. A Vigilância Socioassistencial é fundamental para subsidiar as ações da Política de Assistência Social, e enquanto função nas ações de monitoramento, avaliação e análise dos dados, indicadores, mapas, diagnósticos dentre outros instrumentos que permeiam a rede de serviços no SUAS.

BOLETINS, ESTUDOS E PUBLICAÇÕES – ORIENTAÇÕES SOBRE A VIGILÂNCIA SOCIASSISTENCIAL

  1. Caderno de Orientações: Sentidos e caminhos da Vigilância Socioassistencial em Minas Gerais (Minas Gerais, 2017)
  2. Orientações Técnicas da Vigilância Socioassistencial (Brasil, 2013)
  3. CapacitaSUAS – Caderno da Vigilância Socioassistencial (Brasil, 2016)

DÚVIDAS ? CONTATE-NOS:

Diretoria de Vigilância Sociossistencial

+55 (31) 3916-8055

 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WhatsApp da Subsecretaria de Assistência Social: (31) 98414-3074