Aspectos legais e Responsabilidades

Transparência

Esta seção reúne e divulga, de forma espontânea, dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese que são de interesse coletivo ou geral com o objetivo de facilitar o acesso à informação pública, conforme determinação da Lei Federal nº 12.527/2011, de 18 de novembro de 2011 e demais legislações que tratam do assunto.

No Menu Transparência estão disponíveis as informações mínimas sobre serviços de informação ao cidadão, informações classificadas e desclassificadas, ações e programas, receitas e despesas, compras e contratos, convênios, repasses e transferências, doações, comodatos e cooperações, pessoal e dados abertos, além de outros tópicos obrigatórios mas específicos para determinados órgãos e entidades e tópicos opcionais, como a participação social.

Para mais informações sobre a Lei de Acesso à Informação e sua regulamentação no âmbito do Estado de Minas Gerais, acesse o Portal da Transparência.

 

RESOLUÇÃO SEDESE Nº 02, 30 DE JANEIRO DE 2024 Institui a Comissão de Gestão da Informação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e designa a Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação - LAI da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, para opinar sobre a identificação e classificação de informação em grau de sigilo, bem como sobre a desclassificação ou reavaliação da classificação, nos termos dos arts. 23 e 40 da Lei nº 12.527/2011 e arts. 28 a 41 do Decreto nº 45.969/2012.

Serviço de Informação ao Cidadão

Nesta seção, são divulgadas informações sobre o Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), pertinentes ao seu funcionamento, localização e dados de contato no âmbito da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese.

Em Minas Gerais, os pedidos de acesso à informação são feitos por meio do Sistema Eletrônico de Acesso à Informação – e-SIC, que permite a solicitação e o acompanhamento dos pedidos e recursos.

As solicitações também podem ser realizadas por meio do telefone 155 (ligação gratuita), ou ainda presencialmente em qualquer Posto Uai.

Para acessar aos relatórios estatísticos com a quantidade de pedidos de acesso à informação recebidos, atendidos e indeferidos, assim como informações estatísticas agregadas, consulte os Relatórios Gerenciais da Lei de Acesso à Informação.

Informações Classificadas e Desclassificadas

As informações sigilosas são classificadas pelos órgãos e entidades quanto ao grau do sigilo, conforme orientações do Decreto nº 45.969/2012. Devem ser disponibilizadas todas as informações classificadas em cada grau de sigilo e aquelas desclassificadas, atualizadas nos últimos 12 meses.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese  realiza periodicamente a revisão das informações classificadas ou desclassificadas nos graus de sigilo reservada, secreta e ultrassecreta, definidos no art. 23 da Lei Federal nº 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação),

 

Programas e Ações

Nesta seção são disponibilizadas as informações dos programas e ações vigentes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese no ano de 2020, bem como os instrumentos de planejamento e orçamento do Governo do Estado de Minas Gerais: PPAG, LDO e LOA.

Acesse os dados e informações acerca dos programas e ações vigentes no Estado de Minas Gerais, incluindo o da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese.

  • Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG): é o instrumento orientador do planejamento da administração pública de médio prazo. Define qual será o escopo de atuação do Estado para um período de quatro anos, refletido nos programas e ações de governo, com suas respectivas metas físicas e orçamentárias, que serão executados durante esse período.

    Acesse o PPAG na íntegra e os documentos relacionados.

  • Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO): estabelece quais programas e ações do PPAG serão prioridade, bem como as regras para a elaboração do orçamento e as metas fiscais (projeção das receitas e despesas totais) para os próximos três anos.

    Acesse a LDO na íntegra e os documentos relacionados.

  • Lei Orçamentária Anual (LOA): detalha os valores (receitas e despesas) definidos para o conjunto de programas e ações do PPAG. Especifica os recursos que irão financiar cada ação e as respectivas despesas.

    Acesse a LOA na íntegra e documentos relacionados.

Obras Públicas

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese não possui obras públicas em andamento.

Receitas e Despesas

Nesta seção são disponibilizadas informações sobre a previsão e arrecadação da receita pública e execução orçamentária e financeira da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese.

  • Despesa pública: É a aplicação (em dinheiro) de recursos do Estado para custear os serviços de ordem pública ou para investir no próprio desenvolvimento econômico do Estado. É o compromisso de gasto dos recursos públicos, autorizados pelo Poder competente, com o fim de atender a uma necessidade da coletividade prevista no orçamento.

    Acesse as despesas públicas estaduais, incluindo as da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese.

  • Receita pública: Montante em dinheiro recolhido pelo Estado em virtude de arrecadação via impostos, taxas, contribuições e outras fontes de recursos, incorporado ao patrimônio do Estado, que serve para custear as despesas públicas e as necessidades de investimentos públicos.

    A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese não possui receitas arrecadadas pelo próprio órgão. Acesse as receitas públicas estaduais.

Compras e Contratos

Nesta seção são disponibilizadas informações relativas aos processos de compras estaduais para aquisição de materiais e serviços, bem como os contratos firmados entre o Estado e terceiros.

Convênios, Repasses e Transferências

Nesta seção são disponibilizadas informações referentes às transferências de recursos públicos realizados pelo estado por meio de convênios de saída, termos de colaboração e fomento, termos de parceria, resoluções e outros instrumentos congêneres com os órgãos ou entidades públicas ou entidades privadas sem fins lucrativos.

Acesse os Convênios de Saída de Recursos e termos de colaboração e fomento dos demais órgãos/entidades estaduais.

Acesse os Convênios de Entrada de Recursos e termos de colaboração e fomento dos demais órgãos/entidades estaduais.

Acesse os Termos de Parcerias e Contratos de Gestão dos demais órgãos/entidades estaduais.

 

Servidores

Nesta seção são disponibilizadas informações sobre os servidores públicos ativos da administração direta, autárquica e fundacional, bem como proventos de aposentadoria e pensões daqueles que estiverem na ativa, de maneira individualizada.

Concursos Públicos

Nesta seção são disponibilizadas também informações sobre os concursos públicos estaduais, incluindo os da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese.

  • Acesse os Concursos Públicos em Andamento, disponíveis na página da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.

  • A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese não realizou ou possui concursos em andamento. Acesse os Concursos Realizados no Estado. 

Participação Social

Conheça os espaços existentes e as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese para fomentar o diálogo com a população e a participação social na construção das políticas públicas.

Conheça os demais Conselhos de Políticas Públicas do Estado de Minas Gerais. Acesse o Portal dos Conselhos e faça parte da construção de políticas públicas de seu interesse. 

Procedimentos Licitatórios Enviados para o TCE/MG

Nesta seção são disponibilizadas informações relativas aos atos e procedimentos licitatórios enviados ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, nos termos da Lei Estadual nº 23.569/2020 art. 1º, caput[10].

Procedimentos Licitatórios :

  • Modalidade:
  • Processo nº:
  • Objeto:
  • Data da Homologação:
  • Valor:
  • Empresa vencedora:

Relatório de Detalhes do Processo de Compra

Doações e Comodatos

Nesta seção são disponibilizadas a relação das doações e comodatos para o Governo de Minas Gerais, os termos do Decreto Estadual nº 48.444/2022, art. 26, caput [11].

Doação / Parceria de Bens e Serviços:

  • Nome do doador ou comodante:
  • CNPJ/CPF do doador ou comodante:
  • Objeto da doação e, quando for o caso, seu quantitativo:
  • Prazo de vigência, quando for o caso:
  • Valores estimado do bem ou serviço doado:

Dados abertos

Dados abertos governamentais são os dados públicos, produzidos ou sob a tutelado governo, que são disponibilizados ao cidadão em formato bruto e aberto, compreensíveis logicamente, de modo a permitir sua reutilização em aplicações desenvolvidas pela sociedade.

O Estado de Minas Gerais, por meio do Portal de Dados Abertos disponibiliza a sociedade as bases de dados em formato aberto, os quais podem ser utilizados, modificados e compartilhados.

Acessibilidade

Contraste

Alto contraste  

Contraste padrão  

Teclas de acesso

Teclas de acesso são um recurso de navegação que permitem a você navegar neste web site com o seu teclado. Informações mais detalhadas sobre as teclas de acesso podem ser encontradas em Diretrizes de Acessibilidade do W3C.

Teclas de acesso disponíveis

Alt + 1 -Conteúdo

Alt + 2 -Menu

Alt + 3 -Busca

Alt + 4 -Mapa do site

 

LOGO BRANCA

 

   Selo OGE

 

 Marca Participacao PNPC

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE

CNPJ: 05.465.167/0001-41

 

Endereço:

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves 

Rodovia Papa João Paulo II, 4.143

Prédio Minas, 14º andar

Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG

CEP: 31630-900

 

Siga nossas redes:

 facebook     twitter instagram   

 

Horário de funcionamento:

08:00h às 18:00h 

 

Aspectos legais e responsabilidades

Política de Privacidade