A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, transmite,  na próxima quarta-feira (30/10), das 9h às 12h, o filme “À Espera” via videoconferência para a rede Uaitec. A exibição faz parte do Circuito Difusão da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos.

A mostra é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), com o apoio da Sedese e realização do Instituto Cultura em Movimento (ICEM), que visa promover a reflexão sobre a cultura em direitos humanos e compreender que os Direitos Humanos devem ser pensados como direitos básicos de todos.

Já o Circuito Difusão visa ampliar o alcance da Mostra Cinema e Direitos Humanos por meio da distribuição de até mil Kits com DVDs dos filmes da mostra para serem exibidos em espaços culturais pelo Brasil e exterior. 

O filme “À Espera” trata da temática gravidez na adolescência. Conforme sinopse do filme, em Moçambique, 39% de meninas se casam antes dos 15 anos com homens mais velhos, fazendo com que o país se encontre em décimo lugar entre os países mais afetados pelos casamentos prematuros, negando a estas meninas os seus direitos como o da educação e de serem o que elas quiserem.

Logo após a exibição, a temática do filme será analisada pela ginecologista e pediatra, Claudia Lucia Barbosa Salomão e por Giovanna Isabel Fernandes, graduada em Serviço Social e mestre em Educação Tecnológica.

Para ter direito ao certificado, o participante deverá se inscrever pelo site http://www.social.mg.gov.br/sistemas/sisepdh/capacitacao/inscricao e digitar o código SEDPAC489. O local da transmissão será informado no comprovante de inscrição.