A secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, participou nesta terça-feira (3/7), no Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte, do painel “Impacto social: a habilidade de mudar realidade ao seu redor” durante o 15º Encontro Nacional do Terceiro Setor (ENATS).

Promovido pelo Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (Cemais), o painel foi mediado pelo CEO da Startup Baanko, André Menezes e contou com apresentações e trocas de experiências das iniciativas sustentáveis, executadas por empresas e entidades. Também participaram do debate representantes do Instituto Ramacrisna e da Fiat Chrysler Automóveis.

A secretária Elizabeth Jucá apresentou a nova estrutura da Sedese com o foco nas ações voltadas para a redução da vulnerabilidade social no estado. Ela também falou da importância das parcerias com a iniciativa privada, municípios, órgãos governamentais e sociedade civil nesse trabalho.

“Estamos trabalhando com base no Índice Mineiro de Vulnerabilidade que foi criado para avaliar as diversas vulnerabilidades vividas pelas famílias de Minas Gerais. E partir dele desenvolver ações que ajudem na promoção da autonomia das famílias, com políticas públicas que viabilizam a capacitação e geração de renda”, destacou a secretária.

Elizabeth Jucá explicou ainda, como a Sedese vai desenvolver esse trabalho. “A metodologia de trabalho consiste em analisar a situação social dos territórios identificando os principais desafios nas regiões, formulando estratégias, firmando parcerias e acompanhando os resultados”, afirmou.

Inovação, emprego e renda

Após as apresentações, houve um momento de perguntas do mediador. Ao ser indagada por André Menezes sobre como o Estado pretende trabalhar a parceria com as Startups, Elizabeth Jucá explicou que o trabalho de mapeamento das empresas e vagas existentes já está sendo feito pela Sedese. “Precisamos trabalhar a capacitação para que essas pessoas possam ocupar essas vagas abertas”.

A secretária também destacou que o trabalho passa pela transversalidade. “Uma das linhas deste novo governo é a parceria com a iniciativa privada, mas também atuar de forma transversal com as outras secretarias de Estado para que o trabalho seja feito de forma completa”, disse.

ENATS

O Encontro Nacional do Terceiro Setor (ENATS) é um evento anual que reúne organizações sociais, financiadores e fomentadores privados, Ministério Público, governos e sociedade civil, que buscam conhecimento, apontam novidades e tendências em metodologias sociais, criam reflexões e, principalmente, traçam caminhos para o desenvolvimento sustentável das ações.