DIVINÓPOLIS

Regional capacita conselheiros municipais

As técnicas Amanda Braga e Patrícia Diniz capacitaram integrantes dos conselhos de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, do Idoso e de Educação de Divinópolis sobre “Controle Social no Programa Bolsa Família”.  O evento realizado em 23 de maio e organizado pela secretaria executiva do CMAS e pela Regional da Sedese reuniu 19 conselheiros municipais.

ITUIUTABA

Diretoria participa da Semana de Combate a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

“Conhecendo e combatendo a violência sexual contra crianças e adolescentes: Interfaces com o Sistema de Garantia de Direitos” foi o tema da palestra da diretora Regional Cibele da Silva Souza, ministrada para cerca de 90 profissionais da área de saúde e assistência social. A atividade, realizada no dia 17, na Câmara Municipal de Ituiutaba, integrou a Semana de Combate a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (14 a 18/05), promovida pelo Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do município.

JUIZ DE FORA

Urcmas realiza primeira reunião ampliada

juiz de fora urcmasJuiz de Fora sediou, em 17 de maio, a primeira reunião ampliada da União Regional dos Conselhos Municipais de Assistência Social (Urcmas), com a presença de 82 conselheiros de 21 municípios.  “O Papel do Conselho na Assistência Social” foi o tema da palestra da diretora de gestão do Suas, da Sedese,  Rosilene de Oliveira.

MONTES CLAROS

Encontro Regional da URCMAS e Fóruns

Na quarta-feira (23), Montes Claros sediou a primeira reunião das comissões organizadoras da União Regional dos Conselhos Municipais de Assistência Social (Urcmas), e dos fóruns de Trabalhadores, Usuários e de Entidades do Suas.

Mais de 120 profissionais, entre conselheiros, trabalhadores, usuários e entidades privadas de assistência social participaram do encontro, que decidiu dividir o Território Norte em quatro regiões, para organizar de forma estratégica os conselhos municipais. Durante o evento foi lançada a campanha de Combate ao Preconceito Contra a Usuária e o Usuário de Assistência Social. Após a palestra “O Sistema Único de Assistência Social Frente ao Desmonte da Proteção Social”, proferida pela doutora em Ciências Sociais pela UERJ, Leni Maria Pereira Silva, foram leitos os representantes, por segmento, para o encontro estadual.

Feira Regional de Economia Popular Solidária é realizada em Januária

A diretora regional Soledade Queiroz marcou presença na Feira Regional de EPS de Januária, nos dias 19 e 20 de maio. A iniciativa contou com 30 empreendimentos da região Norte, entre eles grupos de quilombolas, ribeirinhos e de mulheres em situação de vulnerabilidade social. A feira é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária e Conselho Estadual de Economia Popular Solidária (Ceeps).

PATOS DE MINAS

Município sedia II Reunião Regional do GT dos Psicólogos do Suas

Representantes de Cras, Creas, Apae e de serviços de acolhimento de crianças e idosos de 14 municípios (Patos de Minas, Patrocínio, São Gotardo, Ibiá, São Gonçalo do Abaeté, Guimarânia, Matutina, Arapuá, Lagoa Formosa, Lagamar, Carmo do Paranaíba, Rio Paranaíba, Presidente Olegário e Varjão de Minas) participaram da II Reunião Regional do Grupo de Trabalho dos Psicólogos do Suas, em 22 de maio, em Patos de Minas.

O trabalho do psicólogo no Suas foi abordado do ponto de vista de das normativas e legislação pelas técnicas do município de Patrocínio. Após algumas orientações técnicas, a práxis do psicólogo foi tema de debate. Ficou definido que o próximo encontro será no dia 23 de julho, no mesmo local, sobre o Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF), a ser apresentada pelas técnicas do município de São Gotardo.