DIAMANTINA

Município sedia o VII Fórum da Mulher do Vale do Jequitinhonha

Como integrante da comissão organizadora do VII Fórum da Mulher do Vale do Jequitinhonha, a diretora regional Solange Costa participou (4 e 8) de encontros preparatórios do evento.
Marcado para os dias 7 e 8 de junho, em Diamantina, a edição 2018 do Fórum vai abordar temas como: Empoderamento Feminino; Participação da Mulher na política; Combate à Violência Contra a Mulher; e Empreendedorismo.

Cáritas realiza Feira de Economia Solidária

Realizada pela Cáritas Arquidiocesana (5), a Feira de Economia Solidária reuniu artesãos da região, que puderam expor os produtos durante todo o dia, para um público estimado em 300 pessoas. A Sedese foi representada pela diretora regional, que divulgou a Feira Regional de Economia Popular Solidária, parceria da secretaria com o Fórum Estadual de Economia Solidária, e prevista para os dias 6 e 7 de julho, em Diamantina.

Diamantina lança Parlamento Jovem

A diretora Regional participou (4) do lançamento do Parlamento Jovem de Diamantina, no anfiteatro da Universidade federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O projeto será efetivado por meio de oficinas e encontros, com jovens de escolas públicas e privadas. “Esse projeto nasceu em 2004, a partir dos trabalhos da Comissão de Participação Popular, sob a presidência do assistente social e deputado André Quintão. Com a adesão da PUC-Minas o projeto cresceu, atingiu o interior do estado e agora chega a Diamantina”, informou a diretora Solange Costa.

ITUIUTABA

Regional faz visita técnica à cooperativa de reciclagem de Pontal

Inaugurada há um ano e meio no município de Capinópolis, a Cooperativa de Reciclagem do Pontal (Cooptal) recebeu a vista técnica (8) da diretora regional da Sedese Cibele Souza, do professor da Universidade Federal de Uberlândia, Flander Calisto, da representante do Movimento Nacional de catadores de Materiais Recicláveis, Madalena Duarte, do secretário Municipal  de Meio Ambiente de Capinópolis , Vilson Bernadelli e de integrantes da Copert de Itaúna, Maria Joana e da Coopercicla de Ituiutaba, Odeon Barcelos. Eles foram recebidos pelos 12 integrantes da Cooptal que puderam trocar experiências com os parceiros.

MONTES CLAROS

Reunião prepara Encontro Regional das URCMAS

Realizada na sede da Diretoria Regional (7), a reunião definiu pela criação de quatro Uniões Regionais de Conselhos Municipais de Assistência Social (Urcmas), com a representatividade de 71 municípios da área de abrangência; e realização do Encontro Regional de Organização das Urcmas, em Montes Claros, no dia 25 de maio. A regional da Sedese vai mobilizar e convidar gestores municipais de assistência e secretários executivos dos Conselhos Municipais de Assistência Social (Cmas) e ainda organizar o evento.

Também foi debatida a participação da região, que terá que indicar dois representantes de cada segmento, no Fórum de Trabalhadores, Usuários e Entidades do Suas, marcado para  os dias 28 e 29 de junho, em Belo Horizonte.  Participaram da reunião os conselheiros do Ceas, Arlete Alves, João Crisostomo e Sandra Alves, representantes municipais, Juliana Mendes (Buritizeiro) e Ariadna Pereira (Pirapora), Fernanda Ribeiro e Rayane Aramantes (Montes Claros), a diretora regional Soledade Queiroz e o técnico Leonardo Silva Prates.

MURIAÉ

Município sedia Oficina de Formação em Economia Popular Solidária

Com a participação de 15 mulheres, artesãs e agricultoras familiares de Muriaé e municípios próximos, foi realizada (8) a oficina para disseminar o conceito e  as formas de organização da economia solidária e contribuir para o processo de construção de autonomia das mulheres trabalhadoras. O evento contou também com a presença da diretora regional Ana Reis, da técnica da Regional Eunice Faria e do diretor de Participação Social, da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, Renato Silveira.

Enviar para impressão