Evento anual oferece capacitações, debates e atividades que promovem a cidadania

Para reforçar o compromisso com a promoção da cidadania, o Governo de Minas realiza, entre os dias 9 e 11/12, a 16ª Semana Estadual de Direitos Humanos. O evento, que já faz parte do calendário oficial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), é voltado a promoção dos direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a abertura oficial acontece no dia 10/12, às 14h, no Centro Universitário Dom Helder, em Belo Horizonte. Neste ano, o tema “Humanizar é Preciso: Educação, Escuta e Inclusão” guia todas as atividades, que são gratuitas e voltadas à promoção do diálogo, da conscientização e do fortalecimento das políticas públicas de direitos humanos.
A proposta é envolver a sociedade na construção de ações que ampliem o respeito, a proteção e o enfrentamento à violência. A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, ressalta a importância do evento:
"A 16ª Semana Estadual de Direitos Humanos reafirma o compromisso de Minas Gerais com a construção de uma sociedade mais justa, acolhedora e inclusiva. Este é um espaço de aprendizado e diálogo que fortalece nossas políticas públicas e amplia a consciência sobre a importância de proteger os direitos de todos, especialmente de quem mais precisa. Nosso trabalho é permanente, e eventos como este mostram que o Estado está presente e comprometido com a dignidade humana", destaca a secretária.
A programação conta com atividades para diferentes públicos, como estudantes, professores, profissionais da segurança pública e de outras áreas. Confira aqui a programação completa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site serdh.mg.gov.br/inscricao. Todas as atividades oferecem certificado de participação.
A subsecretária de Direitos Humanos da Sedese, Jânia Costa, destaca que a Semana de Direitos Humanos é um momento fundamental para aproximar o Estado da população. “Ao promover diálogo, escuta e formação, fortalecemos a rede de proteção e ampliamos a capacidade de garantir direitos. Cada edição é uma oportunidade de avançar no enfrentamento às desigualdades e na promoção da dignidade humana”, ressalta Jânia.
Com direitos, Minas prospera
A Semana Estadual de Direitos Humanos é um espaço importante de formação e diálogo. O evento promove o acesso à informação e contribui para o combate ao preconceito.
Realizada anualmente, a iniciativa tem papel fundamental na ampliação de debates e na construção de uma agenda permanente de inclusão e respeito. Com a proposta de unir educação, escuta e inclusão, Minas Gerais reforça seu compromisso com políticas públicas de direitos humanos que promovem cidadania, respeito e oportunidades para toda a população.