Sedese sedia encontros regionais voltados para o fortalecimento da assistência social

Print

Iniciativas celebram o protagonismo dos estados nos 20 anos do Sistema Único de Assistência Social e discutem as estratégias de ampliação da cobertura da Proteção Social Especial

WhatsApp Image 2025 09 17 at 17.05.50

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) sediou eventos nacionais para o aprimoramento do SUAS. Nessa terça-feira (16/9), foi realizado o Encontro Regional do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas) Sudeste/2025, com cerca de 50 participantes.

A reunião, que envolveu equipes de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, celebrou os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com foco no protagonismo dos estados, diversidade regional e fortalecimento da política pública.

Por meio do Fonseas, os estados garantem voz ativa na formulação e execução das políticas públicas de assistência social, com ações junto ao Governo Federal e aos municípios, promovendo uma gestão integrada e participativa do SUAS.

Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, o trabalho em conjunto entre o Governo Federal, os estados e os municípios é o que fortalece e melhora a vida das pessoas.

“Este é um encontro que solidifica e reafirma o compromisso de Minas Gerais com o diálogo e com a construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social”, completa a secretária Alê Portela.

Oficina discute regionalização da Proteção Especial

Já na segunda feira (15/9), foi promovida uma oficina de regionalização e outras estratégias de ampliação da Proteção Social especial em municípios de pequeno porte. O evento contou com a condução da Secretaria Nacional de Assistência Social e com a participação de cerca de 90 participantes de 16 estados da federação.

Minas bate recorde de investimento na assistência social

Minas segue reafirmando o compromisso com a assistência social. Neste ano, o estado registrou o maior investimento já realizado no Piso Mineiro de Assistência Social. São R$ 130,7 milhões destinados ao cofinanciamento dos serviços em todos os 853 municípios mineiros, que representa um crescimento de mais de 140% desde 2022, ano do primeiro reajuste.

Além disso, o Governo de Minas também investe na expansão dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) municipais. Até 2021, apenas 5 municípios recebiam recursos estaduais para os Creas. Já neste ano, são 101 municípios cofinanciados em diversas regiões do estado, sendo eles municípios de pequeno porte e que enfrentam altos índices de violações de direitos.