Poços de Caldas sedia fase final paralímpica dos Jogos Escolares de Minas Gerais

Print

Etapa estadual do Jemg também indica representantes de Minas para competição nacional

WhatsApp Image 2025 08 19 at 17.17.24

Entre os dias 18 e 22/8, a cidade de Poços de Caldas, no Sul/Sudoeste de Minas, recebe a etapa estadual das modalidades paralímpicas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). Nesta fase, atletas-estudantes entre 11 e 18 anos de 80 instituições e escolas de 46 municípios se reúnem na cidade na disputa de 6 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 7 PC, goalball, natação e parabadminton. 

Realizado pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Educação (SEE), o Jemg é a maior competição esportivo-educacional do estado. Pela primeira vez, todos os 853 municípios mineiros se inscreveram na competição. 

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, reforça o impacto do Jemg como política pública de inclusão e oportunidade. 

“O Jemg é um exemplo concreto de como o Governo de Minas investe em políticas públicas que transformam vidas. Ao reunir milhares de crianças e jovens de todas as regiões do estado, a competição reafirma o nosso compromisso com a inclusão, com a educação e com o esporte como caminho de oportunidades. A etapa paralímpica mostra, de forma especial, que esse é um valor essencial da nossa gestão e que estamos atentos para garantir que cada estudante tenha espaço para sonhar, competir e conquistar”, destaca a secretária. 

Maiores investimentos para os jogos 

Para a edição deste ano do Jemg, o Governo de Minas destinou mais de R$ 23 milhões, sendo 13 milhões destinados pela SEDESE e 10 milhões via SEE, garantindo infraestrutura e apoio para os atletas e equipes técnicas.   

Com os investimentos, avanços importantes foram feitos. Pela primeira vez, os atletas que disputam a etapa estadual paralímpica tiveram hospedagem e alimentação custeadas integralmente, garantindo melhores condições de participação. A iniciativa foi possibilitada a partir da captação de recursos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg) junto ao grupo Grupo Ferrero®. 

Atletas do presente e do futuro 

Para os atletas-estudantes que participam do Jemg, a competição também pode ser uma vitrine. Os vencedores da fase estadual paralímpica garantem vaga nas Paralimpíadas Escolares, representando uma das principais portas de entrada para o esporte de alto rendimento em Minas Gerais. 

A atleta paralímpica Giovanna Boscolo, medalhista de bronze no lançamento de club nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, participou da cerimônia de abertura da Etapa Estadual do Jemg em Poços de Caldas, e falou sobre a importância do incentivo ao esporte. 

“Estou muito feliz em estar aqui podendo ser inspiração para muitos atletas paralímpicos. É um evento de grande porte, que incentiva o esporte paralímpico no Brasil, e isso é muito importante”, destaca a atleta.