Ação propõe diálogo com municípios para construção de políticas públicas mais assertivas
Na terça-feira, 25 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Diretoria Regional Sedese Metropolitana, realizou um importante encontro com a participação de 28 municípios que compõe a abrangência da Regional Metropolitana. O evento teve como objetivo promover um espaço de diálogo e aproximação com os novos gestores municipais de desenvolvimento social, bem como apresentar as principais ações, programas e projetos desenvolvidos pela Sedese.
Durante o encontro, também foram apresentadas iniciativas de sucesso que têm gerado impactos positivos nos municípios de Betim e Lagoa Santa, buscando fortalecer o trabalho colaborativo entre a Sedese e as administrações municipais. O objetivo da ação é ouvir as demandas municipais e apresentar novas soluções para os desafios sociais enfrentados nos territórios.
O secretário Adjunto da Sedese, Ricardo Alves, ressaltou a importância de apoiar as famílias em momentos difíceis e de contribuir para sua autonomia e dignidade: “Não desejamos que as pessoas criem dependência pública do assistencialismo. Queremos que elas tenham autonomia, dignidade e oportunidade para mudar sua realidade”, afirmou Ricardo Alves
A Sedese trabalha, por meio de suas 22 Diretorias Regionais espalhadas por todo o estado de Minas, no fortalecimento do desenvolvimento social e no combate às desigualdades, com o objetivo de potencializar os 853 municípios mineiros. Nesse contexto, os encontros regionais com os gestores municipais são uma das estratégias para promover a integração entre as esferas estadual e municipal, contribuindo para a melhoria das políticas públicas de desenvolvimento social.
Beatrice Correia de Oliveira, chefe do Núcleo Estratégico de Integração Regionalização e Inovação da Sedese, destacou que a presença constante das Diretorias Regionais é fundamental para orientar as gestões municipais e ajudá-las a fortalecer o desenvolvimento social local: “As diretorias regionais estão no dia a dia em contato com as gestões municipais, oferecendo suporte para que o desenvolvimento social aconteça de forma eficaz e inclusiva”, destacou Beatrice.
O Diretor Regional da Sedese Metropolitana, Manuel Rodrigues Afonso, também ressaltou as oportunidades que surgem com a atuação da Sedese junto aos gestores municipais. “O que os municípios podem esperar é um apoio técnico assertivo, contínuo e programado, pensado conforme a realidade de cada território. Cada um dos 54 municípios da nossa região tem suas particularidades, e isso precisa ser levado em consideração em cada ação da Sedese”, explicou Manuel Rodrigues.
Durante o evento, representantes de cada município tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da Sedese e compartilhar suas experiências, desafios e demandas nas áreas de assistência social. Para Heitor Diniz, secretário de Assistência Social de Pedro Leopoldo, o encontro foi uma oportunidade importante para estreitar laços e fortalecer a parceria com a Secretaria: “Estamos com uma expectativa muito positiva, pois esse encontro nos permite conhecer melhor a estrutura da Sedese, assim como o apoio logístico e administrativo que ela nos proporciona”, ressaltou Heitor Diniz.
Com o compromisso de apoiar os municípios e promover o bem-estar social da população mineira, a Sedese continua sua missão de trabalhar de forma integrada com as gestões municipais, buscando construir soluções inovadoras e eficazes para a melhoria da qualidade de vida das famílias mineiras.