0Com 68 páginas, a cartilha aponta problemas graves de mobilidade nos municípios e o caminho para resolvê-los
O número de pessoas com deficiência em Minas Gerais ultrapassa quatro milhões, de acordo com dados do último censo, realizado em 2010. Melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e orientar os gestores municipais quanto aos mecanismos necessários para a adoção de medidas práticas de acessibilidade são alguns pontos abordados na publicação ‘Municípios construindo acessibilidade: o que todo prefeito deve saber...’, que será lançada nesta quarta-feira (12), no auditório da OAB/MG (rua Albita, 260, Cruzeiro), às 8h, em Belo Horizonte.
Com 68 páginas, a cartilha aponta problemas graves de mobilidade nos municípios e o caminho para resolvê-los. Ilustrativa e com linguagem de fácil entendimento, trata, entre outros aspectos, da reforma e adaptação de vias urbanas, acessibilidade nos pontos turísticos, de escolas inclusivas e de acessibilidade nos vínculos entre meios de transporte.
A cartilha, de autoria do engenheiro, arquiteto e professor da UFMG, Marcelo Pinto Guimarães, será distribuída para todos os prefeitos dos 853 municípios mineiros, associações que lutam pela garantia das pessoas com deficiência e conselhos estaduais e municipais. O lançamento, que faz parte das ações da VI Semana Estadual de Direitos Humanos, é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência (CAADE) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONPED), com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/MG.
Acesse aqui a cartilha Municípios construindo acessibilidade: o que todo prefeito deve saber.