Minas Gerais é o primeiro estado a receber doação de imóvel confiscado pelo tráfico de drogas, conforme previsto na nova Política Nacional de Drogas, do governo federal. O imóvel de 122m², localizado no bairro Bandeirantes, em Belo Horizonte, foi doado à Associação Fazenda Renascer, em cerimônia realizada na quinta-feira (10/03).
A Associação Fazenda Renascer já desenvolve o trabalho de recuperação de 80 pessoas com quadro de dependência de álcool e outras drogas, por meio do acolhimento na Comunidade Terapêutica localizada na zona rural de Pedro Leopoldo. Com o novo espaço, a Associação oferecerá suporte às famílias, apoio às pessoas em processo de tratamento, além de ações de qualificação profissional, visando promover a reinserção social e produtiva das mesmas.
A solenidade de doação da residência contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Elizabeth Jucá, da subsecretária de Políticas sobre Drogas, Soraya Romina, do presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Aloysio Andrade, do presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas, Deputado Federal Eros Biondini, do secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora, do secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro, além do Presidente da Federação das Comunidades Terapêuticas de Minas Gerais, Diego Aguiar. Na ocasião, a secretária Elizabeth Jucá ressaltou a importância da política sobre drogas estar sob a gestão da Sedese, favorecendo, em larga medida, o trabalho de apoio e promoção das famílias em situação de vulnerabilidade, em articulação com as demais políticas de responsabilidade da secretaria.
Por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Subpod), a Sedese, parceira da Associação Fazenda Renascer, firmou um Termo de Colaboração com a instituição que permite o aporte de recurso financeiro, visando potencializar as atividades de cuidados, acolhimento e reinserção social e produtiva das pessoas que precisam de apoio. Após a assinatura da doação do espaço, os participantes foram conhecer os trabalhos desenvolvidos na Comunidade Terapêutica em Pedro Leopoldo.
Para a subsecretária Soraya Romina, a doação da residência à Associação Fazenda Renascer representa um marco importante na política sobre drogas no Brasil. “Trata-se de uma medida que descapitaliza o tráfico e potencializa o trabalho de cuidados, tratamento e prevenção de uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas”.
Por meio da Sedese, o governo de Minas financia vagas em Comunidades Terapêuticas Acolhedoras, de forma a democratizar o acesso aos cuidados/tratamento de pessoas que precisam de apoio para superar a condição de vulnerabilidade em que vivem.
A subsecretária destaca que, no ano de 2021, o estado dobrou o número de entidades parceiras e aumentou, de forma significativa, o orçamento voltado à atenção/assistência às pessoas que usam/abusam de álcool, tabaco e outras drogas. “Atualmente, Minas financia 600 vagas/mês, envolvendo um aporte de recurso da ordem de R$ 13 milhões, ao longo de 24 meses de parceria", ressaltou.
Fórum Mineiro
Também na quinta-feira, foi aberto o Fórum Mineiro das Comunidades Terapêuticas. O evento debateu os programas em execução e os planos futuros para o desenvolvimento de ações de acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social no estado.
Na oportunidade, a Subpod apresentou os principais avanços, perspectivas e desafios estabelecidos no âmbito da Política Estadual sobre Drogas, destacando o Plano Mineiro Intersetorial de Cuidados/Tratamento e Prevenção do Uso/Abuso de Álcool, Tabaco e outras Drogas, como também a ampliação das parcerias com as Organizações da Sociedade Civil, especialmente naquilo que se refere às Comunidades Terapêuticas Acolhedoras.
Em reconhecimento aos esforços realizados à frente da pauta, a Sedese recebeu dois certificados, na figura da subsecretária Soraya Romina, sendo um da Federação das Comunidades Terapêuticas de Minas Gerais e um da Frente Parlamentar das Comunidades Terapêuticas, o que demostra o avanço das conquistas da política sobre drogas em Minas Gerais.
Confira as fotos dos eventos:




