Gestores municipais de esporte receberam essa semana mais uma qualificação oferecida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Os encontros ocorreram quinta e sexta-feiras (16 e 17/12), nas cidades de Tiradentes e Juiz de Fora, respectivamente.
A série de capacitações ofertadas pela Sedese, por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), tem o objetivo de qualificar e instruir os dirigentes locais quanto às formas de acesso e captação de recursos para o município e para o fomento de práticas esportivas e atividades físicas da população local.
A secretária de Estado Elizabeth Jucá participou dos encontros reforçando o papel da Sedese, sobretudo, em três áreas: Esportes, Política sobre Drogas e Assistência Social. “Essas três políticas podem andar juntas. O esporte é inclusivo, tem um papel essencial na assistência às pessoas que estão em vulnerabilidade e na prevenção às drogas”. A secretária destacou o papel da Sedese na interiorização e implantação de políticas multissetoriais. “Nós trabalhamos em conjunto para trazer para vocês essa transversalidade, porque a vida acontece nos municípios. Nós precisamos ir até eles para sentir na ponta como as pessoas vivem, porque é para elas que nós trabalhamos”.
O subsecretário de Esportes, José Francisco Filho - Pelé do Vôlei, também reforçou a importância desse contato com os gestores municipais. “Um evento de capacitação como esse é muito importante para que a gente veja e conheça as necessidades dos territórios. Tenho certeza de que esses eventos, em Tiradentes e Juiz de Fora, vão ajudar muito esses gestores municipais na execução dos seus projetos”, destacou.
Durante os eventos, os gestores municipais puderam tomar conhecimento das ações da Subesp, em especial do ICMS Esportivo e da Lei de Incentivo ao Esporte, bem como, entender o papel dos conselhos municipais e a necessidade da realização de projetos esportivos para que os municípios possam participar dos programas mantidos pela Sedese.
Participaram da qualificação em Tiradentes o prefeito de Tiradentes, Nilzo Barbosa, e o diretor Regional de Desenvolvimento Social de São João Del Rei, Egberto Rezende de Melo. Em Juiz de Fora participaram o secretário de Esporte e Lazer da cidade, Marcelo Matta, o diretor Regional de Desenvolvimento Social, Júlio Francisco de Oliveira, o presidente do Clube Bom Pastor, Luiz Gustavo Micherif e o atleta internacional de natação paralímpica do Clube Bom Pastor, Gabriel Geraldo dos Santos Araujo.







