A etapa microrregional da primeira edição dos Jogos do Interior de Minas Virtuais (JIMIVirtual) foi considerada um sucesso com quase 2.500 participantes e desportistas inscritos em todas as cinco modalidades nas oito microrregionais do Estado. Realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), este ano foi adotado o formato remoto para seguir as recomendações das autoridades de saúde e evitar a disseminação da Covid-19.
O JIMI Virtual é realizado em duas etapas, sendo a primeira delas a disputa microrregional, onde se classificam os 2 primeiros colocados de cada região. A lista com os classificados será divulgada no site da Sedese no próximo dia 29/6. Ao todo, serão 16 classificados masculinos e 16 femininos de cada categoria para a etapa estadual, que vai premiar os 3 primeiros colocados de cada modalidade em data ainda a ser definida.
Samuel Souza, diretor de Esporte de Participação e Rendimento da Sedese, destaca a participação de desportistas de várias regiões do Estado e em todas as modalidades. “Isso mostra o sucesso que está sendo esta edição, realizada de forma virtual, mas com grande engajamento da equipe da Sedese e dos diretores regionais que divulgaram o regulamento para os municípios mineiros”.
A competição virtual gira em torno de desafios que devem ser cumpridos pelos competidores em cada uma das modalidades disponíveis: basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei.
José Carlos Naves, 71 anos, da cidade de Florestal, participou do Jimi Virtual, nas modalidades futebol, futsal e handebol. “Adorei ter participado, estou sempre em atividade, procurando participar de todas as modalidades possíveis, gosto de participar de tudo. Sou um motivador e incentivador de meus amigos, de todas as pessoas que ficam mais quietas a participarem do esporte em nossa cidade”.
Ele ressalta ainda que “ o esporte ajuda a preservar a saúde, a manter o corpo em forma e o bem-estar. Já participei de várias corridas, eventos de circuitos das estações, volta da Pampulha, tendo ótimas classificações, até recebendo troféus em minha categoria. Os jogos do JIMI, da maneira que foram realizados, foram um espetáculo. Houve muita segurança, prevenção, sem qualquer risco de contaminação”.
Para o secretário de Esportes e Lazer de Simão Pereira, Luís Gueguel, esta edição do Jimi Virtual foi de grande importância para o município, com participação de vários moradores. “Seguimos todos os protocolos de saúde, com os cuidados necessários e foi um sucesso na nossa cidade”, afirmou.
Mauricio Alves de Assis, diretor Esporte Lazer e Turismo de Alpinópolis, também falou sobre o novo formato do Jimi Virtual. “Achei muito interessante este novo formato, quando tivemos a oportunidade de falar sobre importância da atividade física neste momento difícil, quando a obesidade e a depressão têm alcançado a população. Foi muito seguro e realizado de forma individualizada. Conseguimos assim alcançar o objetivo de movimentar os moradores da cidade participando desta importante competição estadual”, enfatizou Maurício.
Já Davison Viana Medina, da cidade de Machacalis, que participou nas modalidades futsal – embaixadinhas e desafio do travessão, reforçou que a edição virtual do Jimi estimulou o retorno à pratica de esportes. “A cidade de Machacalis tem uma tradição em participar do Jimi e neste momento de pandemia foi muito desafiador para os desportistas da cidade participarem da edição virtual. As gravações dos vídeos com os desafios foram feitas com todos os protocolos de segurança”, afirmou.



