Parceria entre Sedese e Sebrae deve facilitar a venda de produtos da economia solidária por meio de ferramentas tecnológicas

Print

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae-MG) quer facilitar o escoamento da produção de empreendimentos da Economia Popular Solidária (EPS). Neste período de isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus, as feiras de EPS foram suspensas, deixando praticamente sem renda os trabalhadores que dependem da comercialização nesses espaços. A intenção da Subsecretaria de Estado de Trabalho da Sedese é garantir que as vendas sejam feitas com o uso das ferramentas tecnológicas e das redes sociais disponíveis.

                “A ideia é que os empreendimentos tenham o apoio e acompanhamento necessários para ofertarem seus produtos de maneira eficiente, utilizando as ferramentas tecnológicas e aproximando os produtores da população que deseja adquirir seus produtos”, afirmou o diretor de Geração de Renda e Economia Popular Solidária, Matheus Fernandes Nascimento.

A parceria com o Sebrae, segundo Matheus Fernandes, contempla uma consultoria personalizada, com o assessoramento e disponibilização de conteúdo que possam orientar sobre as ferramentas tecnológicas como, por exemplo, o Whatsapp business e o Instagram, além da gestão financeira e modelo de negócio on-line.

“Serão promovidos momentos de assessoramento e formação coletiva, por meio de webinars e workshops sobre vendas pela internet e gestão financeira, buscando ampliar a maturidade dos empreendimentos e o nivelamento quanto ao conhecimento na temática” acrescentou.

               A Sedese tem atuado para minimizar os impactos provocados pela pandemia do coronavírus na geração de emprego e renda de Minas Gerais. A ideia é criar mecanismos para que eles possam manter a comercialização dos produtos mesmo neste período de isolamento social. Nas feiras de EPS eram comercializados artesanatos, roupas, tecelagem entre outros.