Sedese lança campanha de prevenção ao uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas no Carnaval

Print

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, em parceria com as secretarias de Estado de Educação e Saúde, dentre outras e com a Polícia Militar, está realizando uma série de ações de prevenção do uso/abuso de álcool e outras drogas no Carnaval. Com a campanha “Neste Carnaval, se cuide! Não abuse”, o Estado quer orientar e sensibilizar a população sobre os agravos à saúde e danos sociais decorrentes do uso/abuso de álcool e outras drogas, bem como levar uma mensagem positiva de promoção da saúde e valorização da vida, destacando a importância do fortalecimento dos fatores de proteção, com especial atenção às crianças, adolescentes e jovens.

Serão distribuídos leques com mensagens educativas nos pontos de concentração de foliões, em blitz da Polícia Militar e em ações junto a parceiros. Além de tentar minimizar os danos sociais e à saúde, o Governo de Minas busca também reduzir a violência, os acidentes de trânsito causados principalmente pela ingestão de bebidas alcoólicas neste período, bem como as relações sexuais desprotegidas e o aumento das demandas hospitalares, que impactam diretamente a saúde pública no Estado.

Durante o pré-Carnaval, uma série de intervenções já estão sendo realizadas. No último dia 9, houve a distribuição de material alusivo à campanha na capital mineira na Savassi e no centro. “A importância do desenvolvimento de ações de prevenção às drogas, no contexto do Carnaval” também foi tema de audiência pública, realizada nessa quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa de Minas.

No dia 17, haverá também blitz educativa em conjunto com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), na rua São Paulo, próximo à Praça Marília de Dirceu, e nas avenidas Amazonas, Barbacena e Contorno. Já no dia 20, acontece o “Esquenta de Prevenção às Drogas” na Cidade Administrativa, um movimento a favor da vida, com a participação de vários artistas, da Corte Momesca de Belo Horizonte, além de diversas intervenções de todas as áreas envolvidas na campanha.

Interior

As ações de prevenção contra o uso e o consumo excessivo de álcool, tabaco e outras drogas não ficarão restritas a Belo Horizonte. Durante encontro na Sedese, houve um alinhamento com os diretores das 22 Regionais da Secretaria em relação às ações que serão adotadas nos municípios de cada regional.

Haverá também mobilizações e distribuição de material de campanha nas praças de pedágio da ECO 050, nos municípios de Araguari, Uberlândia, Uberaba e Delta, no Triângulo Mineiro. As intervenções serão levadas ainda aos municípios de Joaquim Felício, Itamarandiba, Diamantina, Inhaúma, Pitangui, Caeté, Jeceaba, Ouro Preto, São Brás, Ressaquinha e São Vicente.

Além da Subsecretaria de Políticas sobre drogas, as ações contam com o apoio das outras áreas da Sedese, como direitos humanos, esportes e trabalho e renda.

Segundo a subsecretária de Políticas sobre Drogas da Sedese, Soraya Romina, a campanha tem um caráter universal, mas com foco especialmente em crianças e adolescentes. “Lamentavelmente, neste período de Carnaval a sociedade tende a ser um pouco mais permissiva em relação ao uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas. A perspectiva é que a campanha aborde a temática de prevenção, por meio de uma mensagem positiva a favor da vida, visando chamar a atenção sobre os fatores de proteção às drogas, tais como: o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, o desenvolvimento de habilidades sociais, o convívio saudável, a autoestima desenvolvida, o respeito às normais sociais, a boa inserção e adaptação no ambiente escolar, enfim, a construção de um projeto de vida”, enfatiza.