Sedese disponibiliza orientações para atuação de gestores de assistência social em situações de emergência e calamidade pública

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maosA Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Assistência Social, publicou nesta quarta-feira (29/1), documentos para orientação e atuação de gestores municipais de assistência social e equipes de referência dos serviços socioassistenciais no atendimento e acompanhamento de pessoas e famílias atingidas por situações de emergência e calamidade pública. 

Entre os documentos estão o Caderno de Orientações,  o Protocolo de Atendimento Socioassistencial, além de orientações sobre como e quando utilizar o Piso Mineiro de Assistência Social e os recursos de Cofinanciamento federal e estadual em situações de emergências e calamidade pública, entre outras informações.

Com esta iniciativa, a Sedese busca reduzir os impactos gerados pelas situações de emergência e calamidade pública, sobretudo entre a população mais vulnerável, além de orientar técnicos municipais e estaduais, gestores municipais de assistência social e outros profissionais envolvidos  na atuação socioassistencial nesses contextos. 

Os documentos buscam garantir também o desenvolvimento de ações articuladas de planejamento, prevenção, resposta emergencial e atuação no pós emergência.

O documento “Orientações Técnicas sobre a utilização do Piso Mineiro em Situação de Emergência ou Calamidade Pública” tem como objetivo  orientar os gestores municipais de assistência social sobre como e onde gastar os recursos do Piso Mineiro de Assistência Social nesses contextos de emergência e calamidade pública.

Todos os documentos podem ser acessados aqui.