A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá e o ministro da Cidadania em exercício, Lelo Coimbra, participaram nesta sexta-feira (22/11), na Cidade Administrativa, da entrega de 13 carros e 3 micro-ônibus para a Rede de Assistência Social de Minas Gerais. Os veículos vão atender 16 municípios. O investimento total é de R$ 1,5 milhão.

A aquisição tem o objetivo de melhorar o atendimento às famílias mais vulneráveis. "Vai proporcionar acessibilidade e mais conforto e segurança aos cidadãos atendidos pela Rede de Proteção Social Básica e Especial do Sistema Único de Assistência Social (Suas)", ressaltou o ministro em exercício Lelo Coimbra.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, falou da importância da articulação com o governo federal. Ele disse que os veículos vão fazer a diferença principalmente nas regiões mais pobres do estado como a do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri. "Nós estamos trabalhando em conjunto e isso com certeza irá gerar resultados positivos às famílias mais vulneráveis", destacou.

Para a secretária Elizabeth Jucá, os veículos são imprescindíveis para uma atividade fundamental no SUAS: a busca ativa. "Ela consiste no deslocamento das equipes para regiões isoladas ou áreas rurais para encontrar famílias em situação de vulnerabilidade tão profunda que muitas vezes ainda nem foram incluídas no Cadastro Único e nos serviços socioassistenciais", afirmou.

Ronaldo Caldas / Ministério da Cidadania

Da região da Zona da Mata, o prefeito de Astolfo Dutra, Bruno Ribeiro, destacou que a entrega é importante para que os municípios possam assistir quem mais precisam de apoio, da presença e do fortalecimento do Estado. "Vai fortalecer a gestão, vai fortalecer a parte de assistência social e trazer mais valor ao cidadão em si. Esse é o resultado final que a gente espera", salientou.

A cerimônia contou com a presença do deputado federal Eros Biondini.

Cidades contempladas

Municípios de Minas Gerais que receberam veículos nesta sexta-feira (22): Águas Vermelhas, Astolfo Dutra, Betim, Catas Altas, Caxambu, Contagem, Divinópolis, Douradoquara, Minduri, Miraí, Monte Azul, Pedrinópolis, Pescador, São Sebastião do Anta, Sete Lagoas e Unaí.

Ronaldo Caldas / Ministério da Cidadania

MOBSuas

Em todo o Brasil, 670 veículos já foram entregues, sendo 296 carros e 374 micro-ônibus. Os micro-ônibus são da marca Volkswagen, adaptados e com capacidade para 23 passageiros, um motorista e um cadeirante.
O processo de aquisição dos automóveis foi feito de forma centralizada por meio de Ata de Registro de Preços, permitindo redução no tempo e na otimização da compra, além de padronizar os veículos que atendem à população.