Neste domingo (6/10) acontece em todo o território nacional, o 2º Processo Unificado de Escolha e Composição do Conselho Tutelar. Os nomes de quem concorre às vagas, bem como o local para escolha dos membros titulares e suplentes podem ser consultados nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente ou na própria sede das prefeituras. Têm direito a voto todos os cidadãos residentes nos municípios. A escolha vai das 8h às 17h. A unificação do processo de escolha foi feita pelo governo federal, tendo sido feita em 2015 a primeira seleção.

O Conselho Tutelar é órgão público municipal, de natureza colegiada, integrante do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGD), composto por cinco conselheiros tutelares eleitos pela comunidade. É de participação popular, fruto da democracia participativa.

O Conselho Tutelar busca representar a sociedade na garantia dos direitos de todas as crianças e adolescentes, dos respectivos municípios, sendo a porta de entrada para o recebimento de denúncias e para a aplicação de medidas de proteção.
Participe do processo de escolha dos conselheiros tutelares votando em um representante da comunidade que tenha compromisso e prioridade absoluta com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Sua participação é muito importante!