A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e a Caixa Econômica Federal concluíram a 30ª turma de capacitação sobre a utilização do sistema Cadastro Único versão 7 (CadÚnico v.7). Com este número, Minas Gerais se tornou o estado que mais realizou turmas de capacitações sobre o sistema no ano de 2019. Ao todo foram capacitados 647 profissionais das gestões municipais envolvidos em atividades de cadastramento e gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família. A ação educacional contou com participantes de 262 municípios do Estado.

“Essas capacitações são voltadas para entrevistadores sociais dos municípios, para que eles lancem adequadamente as informações das famílias de baixa renda no sistema e assim mantenham a base atualizada e correta”, afirma a Superintendente de Proteção Social Básica e Gestão do Suas, Ana Cláudia Botelho.

Através do apoio das Diretorias Regionais da Sedese, que trabalharam ativamente na divulgação das turmas e articulação com as gestões municipais, foi possível mobilização dos profissionais participantes.

O sistema CadÚnico v.7 é utilizado para cadastrar as famílias vulneráveis no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal. Após o cadastro, e caso implementem os critérios de elegibilidade, estas famílias são incluídas em diversos programas sociais como o programa Bolsa Família, Minha Casa, Minha vida e Tarifa Social. “A grande vantagem dessa versão 7 é que ela é online, ou seja, quando os dados são lançados, migram para a base do Cadastro”, diz Ana Cláudia.

O Coordenador da Gerência Executiva de Governo da Caixa Econômica Federal, filial Belo Horizonte, João Henriques da Silva, parabenizou o empenho e trabalho da gestão estadual, feita em total harmonia com a Caixa. Para este ano ainda estão previstas capacitações sobre o Preenchimento de Formulários do Cadastro Único e Gestão do Programa Bolsa Família, ministradas pela Sedese. As capacitações devem ser realizadas em novembro e os municípios serão informados sobre a abertura das inscrições por e-mail.

Enviar para impressão