A secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, participou nesta sexta-feira (30/8), em Juiz de Fora, da 1ª Conferência Municipal de Segurança Urbana e Cidadania. O evento contou com a participação de diversos atores como representantes das forças de segurança, sociedade civil organizada, órgãos públicos e também a população em geral, buscando ações de prevenção contra a criminalidade de forma conjunta e integrada.

O tema central, que norteou todos os debates e explanações foi retirado da Constituição Federal de 1988. O artigo 144 ressalta: “Segurança pública: dever do estado, direito e responsabilidade de todos”.

Elizabeth Jucá participou da mesa “Prevenção Social do Crime e Construção da Paz”. Ela fez uma apresentação falando das ações da Sedese que contribuem no trabalho de prevenção e integração das áreas.

Para a secretária, o trabalho passa por diversos setores. “A prevenção precisa ser feita de forma que envolva não só a questão da segurança, mas com um trabalho integrado também do desenvolvimento social, da educação, da saúde e demais áreas. Só assim conseguiremos um trabalho efetivo”, ressaltou.

Após as explanações foi aberto um momento de perguntas e debates com participação do público.

Além do painel com a presença da secretária Elizabeth Jucá, os trabalhos dos grupos tiveram os temas: Integração das Forças de Segurança Pública, Diálogo e Participação Popular, Pesquisa e Produção de Inteligência, Justiça, Violência Contra a Mulher e Segurança Pública e o Papel da Imprensa na Segurança Pública.

Enviar para impressão